Ataque dos BRICS: O dólar americano cairá na insignificância?
Este artigo destaca o declínio do USD devido às iniciativas do BRICS e às tensões geopolíticas.
Ataque dos BRICS: O dólar americano cairá na insignificância?
Atenção, mundo das finanças – o domínio do dólar americano está tremendo! O grupo BRICS, uma poderosa aliança de países emergentes, prepara-se para acabar com a famosa moeda verde. O relógio corre contra o domínio americano à medida que novos ventos financeiros sopram nas economias emergentes. O que leva os países BRICS a ignorarem o dólar? Aqui estão as duas razões difíceis que estão a abalar a posição global do dólar!
Primeiro – a política dos EUA com mão de ferro! As sanções radicais contra os países em desenvolvimento não só suscitaram falta de compreensão, como também fizeram com que as nações afectadas se sentassem e prestassem atenção. De acordo com relatórios de watcher.guru O martelo das sanções contra a Rússia foi a última gota ameaçadora no barril transbordante. Até a voz do Departamento do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, alertou para o excesso destas medidas. Não admira que cada vez mais países se estejam a distanciar do dólar!
Segundo – a sede insaciável da América pela guerra! O interminável envolvimento em conflitos globais, desde o Afeganistão até ao Médio Oriente, está a polarizar. Uma visão opaca de amigos e inimigos assusta a parceria global. Esta explosividade geopolítica está a fazer com que os BRICS e muitos outros voltem as costas ao dólar nas transacções. Um novo zeitgeist financeiro está emergindo – e não é chamado de “dólar americano”!