Benefício ao cidadão 2025 continuará o mesmo: rodada zero causa indignação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 2025, o dinheiro dos cidadãos permanecerá inalterado, apesar das críticas públicas e dos atuais desafios sociopolíticos.

Benefício ao cidadão 2025 continuará o mesmo: rodada zero causa indignação!

O dinheiro dos cidadãos, que está em uso desde 2023 como sucessor do Hartz IV, está novamente em discussão, uma vez que não está previsto nenhum aumento nas taxas normais a partir de janeiro de 2025. Isto foi decidido ontem, 30 de agosto de 2025, pelo Gabinete Federal e pelo Conselho Federal. Esta ronda zero está a causar críticas porque muitas pessoas que dependem deste dinheiro dificilmente poderão beneficiar dos desenvolvimentos económicos positivos na Alemanha.

De acordo com o Ministério Federal do Trabalho, o benefício ao cidadão é um suporte básico de vida para cerca de 5,6 milhões de pessoas na Alemanha. As autoridades já aumentaram as taxas normais em linha com a inflação em 2024. No entanto, este aumento é o último, uma vez que nenhum ajuste adicional será feito para 2025. As taxas normais permanecem em 563 euros para pessoas solteiras e 506 euros para parceiros em comunidades necessitadas. As contribuições também são fixadas para jovens e crianças.

Visão geral dos conjuntos de regras

grupo Taxa normal (Euro)
Pessoas solteiras/pais solteiros 563
Casais por parceiro/comunidade necessária 506
Adultos em instituições 451
Crianças de 14 a 17 anos 471
Crianças dos 6 aos 13 anos 390
Crianças de 0 a 5 anos 357

O regulamento legal de proteção de propriedade (§28a parágrafo 5 SGB XII) garante que os montantes não podem ser reduzidos, o que é importante em tempos de queda do custo de vida. O cálculo do subsídio de cidadão baseia-se num índice misto de 70 por cento de preços e 30 por cento de evolução salarial. Apesar do atual custo de vida reduzido, o valor permanece inalterado.

Reações políticas e perspectivas futuras

O Ministro Federal do Trabalho, Bärbel Bas, também planeia introduzir sanções mais duras para os beneficiários de benefícios dos cidadãos, especialmente se os prazos não forem cumpridos. Além disso, o Chanceler Friedrich Merz (CDU) critica duramente o actual sistema social e apela a reformas de longo alcance, a fim de tornar o sistema adequado para o futuro.

Já há previsões para 2026 de que também não se espera aumento neste ano. O porta-voz do Ministério Federal do Trabalho confirmou a rodada zero e destacou que a decisão final sobre eventuais ajustes só será tomada no próximo ano. É dada especial atenção à previsão do Deutsche Bundesbank, que prevê uma taxa de inflação de cerca de 2,2 por cento.

As despesas com benefícios dos cidadãos rondam atualmente os 47 mil milhões de euros anuais e, em 2024, havia cerca de 5,5 milhões de beneficiários de benefícios dos cidadãos, dos quais quase 4 milhões são considerados empregáveis.

As críticas e a incerteza sobre o futuro do dinheiro dos cidadãos permanecem e muitos cidadãos esperam melhorias que lhes proporcionem alívio financeiro.

Para obter informações mais detalhadas e informações básicas sobre os desenvolvimentos atuais, você pode ler o relatório em Correio Sul e a análise de notícias diárias ler.