Conselho de Cidadãos sobre o novo sistema de pensões dos deputados de Bremen
Os cidadãos deveriam decidir sobre as pensões parlamentares de Bremen. Saiba mais sobre o novo sistema de pensões e como este poderia tornar o Parlamento mais transparente. Data de status: 19 de abril de 2024.

Conselho de Cidadãos sobre o novo sistema de pensões dos deputados de Bremen
Os parlamentares de Bremen lutam por benefícios de reforma mais elevados e, portanto, planeiam uma nova regulamentação do sistema de pensões. A fim de garantir a transparência e a participação, será criada uma assembleia de cidadãos para desenvolver propostas para o novo sistema. O objetivo é garantir que os deputados não tomem as suas próprias decisões sobre os seus salários.
Prevê-se que entre 50 e 80 cidadãos de Bremen desenvolvam o novo sistema de pensões, que desenvolverão um modelo em conjunto com especialistas em pensões, a associação de contribuintes e o Tribunal de Contas. Até ao final do ano, deverá estar disponível uma proposta concreta sobre a forma como os benefícios de reforma dos deputados de Bremen poderão ser estruturados no futuro.
O atual sistema de pensões dos deputados foi convertido de um sistema financiado pelo Estado para um sistema financiado em 2011. Além da compensação, os deputados recebem atualmente mais de 900 euros por mês para pensões de reforma. Você tem que pagar esse dinheiro para o seguro.
Os retornos do sistema existente foram considerados inferiores ao esperado, criando um desejo de mudança. Devido a restrições legais, os deputados não podem simplesmente pagar o seguro de pensões como outros cidadãos. Este foi o resultado de um relatório encomendado pela administração parlamentar.