China e Rússia: Bitcoin substitui dólar no negócio do petróleo!
A China e a Rússia estão a trocar dólares americanos por Bitcoin no comércio de petróleo, acelerando a desdolarização e influenciando os mercados globais.

China e Rússia: Bitcoin substitui dólar no negócio do petróleo!
A China está atacando forte! À sombra da economia global, a estrutura de poder está a mudar dramaticamente. Os pesos pesados do BRICS, China e Rússia, estão contando com uma nova estratégia: livrar-se do dólar americano! O maior sucesso? A partir de 2025, os pagamentos de gás natural e petróleo serão liquidados em Bitcoin – um golpe claro no domínio do dólar. De acordo com a VanEck, empresa de gestão de ativos de um trilhão de dólares, a China e a Rússia já começaram a realizar negociações de energia usando Bitcoin e outros ativos digitais. Com esta decisão ousada, poderemos estar no início de uma nova era em que o Bitcoin assumirá o papel de meio de pagamento e não mais o dólar americano.
Mas isso não é tudo! Até a Bolívia está agora a envolver-se: as importações de electricidade serão no futuro pagas com criptomoedas. E o fornecedor de energia francês EDF está a examinar se o Bitcoin pode ser extraído utilizando o excesso de electricidade que até agora foi exportado para a Alemanha. Enquanto os países BRICS aceleram, os EUA tropeçam: mais de 185 países são afectados pelas tarifas dos EUA, o que dá um impulso adicional ao plano de desdolarização. Embora a administração Trump tenha anunciado recentemente uma pausa tarifária de 90 dias, o estrago já foi feito. A divisão está em pleno andamento, uma vez que os blocos BRICS estão determinados a manter o dólar americano fora dos seus negócios petrolíferos. Para obter mais informações, consulte a cobertura mais recente em watcher.guru.