China dá ultimato a Trump: dólar americano em perigo!
A China está a considerar abandonar o dólar americano em resposta à ameaça tarifária de Trump que influencia as estratégias dos BRICS.
China dá ultimato a Trump: dólar americano em perigo!
Após a nova ameaça de Donald Trump de tarifas de 100% sobre os países que querem renunciar ao dólar dos EUA, a China está a considerar um grande golpe: afastar-se do dólar! A aliança BRICS, conhecida pelos seus esforços para diversificar as finanças globais, continua a manter o seu plano de promoção das moedas locais. Uma manobra que ganhou ainda mais força desde as sanções ocidentais contra a Rússia na sequência da guerra na Ucrânia.
No meio da amarga troca de golpes entre os BRICS e os EUA, a China aponta agora para uma gigantesca experiência monetária. Um think tank de Pequim sugere tornar o yuan dependente de moedas não baseadas no dólar. Isto permitiria à China tornar a sua política monetária mais flexível e estimular a procura. Esta estratégia, apresentada pelo grupo de reguladores seniores e especialistas financeiros do China Finance 40 Forum, oferece uma resposta clara à iminente explosão comercial de Trump e à onda de choque económica associada. Como relatórios watcher.guru, esta poderá ser a chave para desafiar a poderosa política monetária dos EUA.