Mercados de ações chineses em queda livre: análise de especialistas financeiros e novas medidas de estabilização
De acordo com um relatório de www.deraktionaer.de, os mercados de ações chineses estão em queda livre há cerca de um ano. Apesar de várias medidas de liquidez, o governo até agora não conseguiu travar a crise. Na manhã de terça-feira, o primeiro-ministro Li Qiang anunciou novas medidas “poderosas” para estabilizar os mercados. A China planeia mobilizar cerca de 2 biliões de yuans (278 mil milhões de dólares), principalmente provenientes de contas offshore de empresas estatais chinesas. Pretende-se que isto faça parte de um fundo de estabilização para comprar ações no mercado interno através da ligação à bolsa de valores de Hong Kong. Dada a nova medida "poderosa" do governo chinês para estabilizar os mercados bolsistas, a questão é se estas medidas serão suficientes...

Mercados de ações chineses em queda livre: análise de especialistas financeiros e novas medidas de estabilização
De acordo com um relatório de www.deraktionaer.de,
Os mercados de ações chineses estão em queda livre há cerca de um ano. Apesar de várias medidas de liquidez, o governo até agora não conseguiu travar a crise. Na manhã de terça-feira, o primeiro-ministro Li Qiang anunciou novas medidas “poderosas” para estabilizar os mercados. A China planeia mobilizar cerca de 2 biliões de yuans (278 mil milhões de dólares), principalmente provenientes de contas offshore de empresas estatais chinesas. Pretende-se que isto faça parte de um fundo de estabilização para comprar ações no mercado interno através da ligação à bolsa de valores de Hong Kong.
Dada a nova medida “poderosa” do governo chinês para estabilizar os mercados bolsistas, a questão é se estas medidas serão suficientes para pôr fim à queda. A crise imobiliária chinesa, a depressão do sentimento dos consumidores e a redução da confiança entre as empresas locais, após anos de política volátil, estão a exercer uma forte pressão descendente sobre a economia e os mercados financeiros. As medidas acrescidas envolvem a mobilização de dois biliões de yuans, principalmente provenientes de contas offshore de empresas estatais chinesas. Isto mostra que Pequim atribui grande importância à interrupção da liquidação nos seus mercados internos.
O novo valor do estímulo parece ser um ponto positivo para os mercados bolsistas da China e, do ponto de vista financeiro, poderá levar a efeitos positivos a curto prazo. Ações de empresas como BYD e Alibaba poderão beneficiar deste anúncio, como também pode ser visto na reação positiva do índice Hang Seng. Contudo, o impacto no mercado é temporário e a estabilidade a longo prazo ainda não está garantida. O sucesso destas medidas e o seu impacto no mercado dependem da sua capacidade de reforçar de forma sustentável a confiança dos investidores e empresários. É importante continuar a acompanhar a evolução, a fim de tomar decisões de investimento informadas.
Leia o artigo fonte em www.deraktionaer.de