Commerzbank recebe multas por violações de lavagem de dinheiro
Bafin impõe uma multa de 1,45 milhões de euros ao Commerzbank por prevenir a lavagem de dinheiro. Saiba mais sobre os desenvolvimentos e medidas atuais do banco. #Bafin #Commerzbank #lavagem de dinheiro #punição

Commerzbank recebe multas por violações de lavagem de dinheiro
A autoridade de supervisão financeira alemã BaFin impôs uma multa totalizando 1,45 milhões de euros ao Commerzbank devido a deficiências na prevenção do branqueamento de capitais. Verificou-se que no banco e na sua antiga subsidiária Comdirect, os dados dos clientes não foram atualizados de forma atempada ou suficiente até novembro de 2020, as medidas de segurança interna eram inadequadas e em três casos as obrigações de devida diligência não foram cumpridas. Essas violações foram classificadas como “crimes administrativos”.
De acordo com a Lei do Branqueamento de Capitais, as instituições de crédito são obrigadas a identificar os seus clientes no início de uma relação comercial e a documentar essa informação. Além disso, os endereços devem ser atualizados regularmente. Se houver riscos aumentados, devem ser tomadas precauções especiais. O Commerzbank afirmou que os dados foram atualizados desde 2022 e os processos revistos de verificação de legitimidade e atualização de dados foram totalmente concluídos após a integração do Comdirect.
Nos últimos anos, a BaFin tem monitorizado cada vez mais o cumprimento dos requisitos de combate ao branqueamento de capitais por parte dos bancos e prestadores de serviços de pagamento. Desde setembro de 2018, foi nomeado um representante especial no Deutsche Bank devido a deficiências no combate ao branqueamento de capitais, cujo mandato foi prorrogado diversas vezes. Fraquezas na identificação do cliente (“KYC”) também foram identificadas em diversas fintechs.