O Commerzbank obtém lucros recordes - especialista financeiro explica as razões
De acordo com um relatório de www.finanzen.net, o Commerzbank registou o maior lucro da sua história no ano passado, particularmente devido a um aumento acentuado nas receitas de juros. O Conselho de Administração pretende aumentar novamente os resultados consolidados no corrente ano e provar que a instituição financeira pode crescer de forma rentável mesmo num ambiente de taxas de juro menos favorável. Inspirado pela mudança nas taxas de juro, o excedente da empresa subiu de uns bons 1,4 mil milhões de euros em 2022 para um valor recorde de pouco mais de 2,2 mil milhões de euros em 2023. O Commerzbank também espera o aumento das taxas de juro para o ano em curso como um impulsionador do rendimento líquido de juros do grupo DAX. O lucro da empresa aumentou...

O Commerzbank obtém lucros recordes - especialista financeiro explica as razões
De acordo com um relatório de www.finanzen.net, o Commerzbank registou o maior lucro da sua história no ano passado, particularmente devido a um aumento acentuado nas receitas de juros. O Conselho de Administração pretende aumentar novamente os resultados consolidados no corrente ano e provar que a instituição financeira pode crescer de forma rentável mesmo num ambiente de taxas de juro menos favorável. Inspirado pela mudança nas taxas de juro, o excedente da empresa subiu de uns bons 1,4 mil milhões de euros em 2022 para um valor recorde de pouco mais de 2,2 mil milhões de euros em 2023. O Commerzbank também espera o aumento das taxas de juro para o ano em curso como um impulsionador do rendimento líquido de juros do grupo DAX. As receitas da empresa aumentaram quase onze por cento num ano, para cerca de 10,5 mil milhões de euros.
O Commerzbank planeia aumentar o seu resultado líquido para cerca de 3,4 mil milhões de euros até 2027, depois de o CEO Manfred Knof ter reforçado as medidas de austeridade no início de 2021. Apesar do lucro recorde do Commerzbank, no entanto, os encargos nos negócios na Polónia podem influenciar o resultado. Os acordos extrajudiciais destinam-se a ajudar a reduzir os riscos jurídicos nesta área.
Para os exercícios financeiros de 2022 a 2024, o Commerzbank reservou um total de três mil milhões de euros para dividendos e recompra de ações. Os acionistas deverão receber cerca de mil milhões de euros no exercício de 2023, o que promete tempos mais confiantes. O governo federal tem uma participação no Commerzbank desde a crise financeira de 2008 e poderá aumentar a sua participação para mais de 16 por cento como parte da recompra de ações em curso do banco.
As ações do Commerzbank subiram recentemente 5,53 por cento e atingiram o preço de 11,06 euros. Os analistas atestaram a boa gestão de custos da instituição financeira e as perspectivas promissoras para a margem financeira. Apesar destes desenvolvimentos positivos, os encargos para as empresas na Polónia e a evolução das taxas de juro poderão influenciar o mercado financeiro e a liga alemã de bolsas de valores DAX 40.
Leia o artigo fonte em www.finanzen.net