O sistema de pensões alemão: Três alternativas desagradáveis ameaçam as pensões. Novo estudo mostra qual deles tem maior probabilidade de ser aceito.
De acordo com um relatório da amp2.handelsblatt.com, um estudo do Instituto Económico Alemão (IW) mostra que o sistema de pensões alemão enfrenta grandes desafios. O financiamento do seguro de pensões obrigatório não é sustentável porque o rácio entre pessoas em idade activa e pessoas com mais de 67 anos é cada vez mais desequilibrado. De acordo com o estudo, existem três alternativas desagradáveis para salvar o sistema: contribuições previdenciárias mais altas, aposentadoria mais tardia ou queda do nível das pensões. O estudo mostrou que os cidadãos teriam maior probabilidade de aceitar contribuições para pensões mais elevadas, enquanto uma descida do nível de pensões seria menos aceite. O estudo também mostrou que pessoas com menos de 50 anos...

O sistema de pensões alemão: Três alternativas desagradáveis ameaçam as pensões. Novo estudo mostra qual deles tem maior probabilidade de ser aceito.
De acordo com um relatório de amp2.handelsblatt.com, um estudo realizado pelo Instituto Económico Alemão (IW) mostra que o sistema de pensões alemão enfrenta grandes desafios. O financiamento do seguro de pensões obrigatório não é sustentável porque o rácio entre pessoas em idade activa e pessoas com mais de 67 anos é cada vez mais desequilibrado. De acordo com o estudo, existem três alternativas desagradáveis para salvar o sistema: contribuições previdenciárias mais altas, aposentadoria mais tardia ou queda do nível das pensões.
O estudo mostrou que os cidadãos teriam maior probabilidade de aceitar contribuições para pensões mais elevadas, enquanto uma descida do nível de pensões seria menos aceite. O estudo também mostrou que as pessoas com menos de 50 anos são as mais preocupadas com as suas poupanças para a reforma e, ao mesmo tempo, as que menos se opõem às reformas das pensões.
Os possíveis efeitos desta situação no mercado financeiro são diversos. Um aumento das contribuições para as pensões poderá fazer com que os trabalhadores e os empregadores tenham de suportar custos laborais não salariais mais elevados, o que poderá afetar a competitividade das empresas. No entanto, a reforma tardia poderá levar a horários de trabalho mais longos e a uma maior produtividade dos trabalhadores mais velhos. Se os níveis das pensões caírem, os idosos poderão tornar-se mais dependentes do apoio estatal.
No geral, é claro que o sistema de pensões alemão necessita urgentemente de reformas para permanecer financeiramente sustentável a longo prazo. Os políticos enfrentam o desafio de escolher entre as alternativas desagradáveis aquela que tem o menor impacto negativo no mercado de trabalho e no sector financeiro.
Leia o artigo fonte em amp2.handelsblatt.com