O sistema de pensões alemão numa comparação internacional: a queda das taxas de natalidade e as alterações demográficas estão a ter um impacto negativo.
O sistema de pensões alemão tornou-se menos atraente na comparação internacional, como mostra o Índice Global de Pensões. A Alemanha está atualmente em 19º lugar entre um total de 47 países. A falta de sustentabilidade do sistema é particularmente criticada, devido às alterações demográficas e à queda da taxa de natalidade. O nível de benefícios para os pensionistas, no entanto, é considerado suficiente. Em comparação, a Holanda lidera o ranking com 85 pontos. O seu sistema de pensões baseia-se em três pilares: a pensão básica do seguro de pensões legal, os fundos de pensões empresariais e a provisão privada. Islândia, Dinamarca, Israel, Austrália, Finlândia, Singapura, Noruega, Suécia e Grã-Bretanha seguem em segundo a décimo lugar. …

O sistema de pensões alemão numa comparação internacional: a queda das taxas de natalidade e as alterações demográficas estão a ter um impacto negativo.
O sistema de pensões alemão tornou-se menos atraente na comparação internacional, como mostra o Índice Global de Pensões. A Alemanha está atualmente em 19º lugar entre um total de 47 países. A falta de sustentabilidade do sistema é particularmente criticada, devido às alterações demográficas e à queda da taxa de natalidade. O nível de benefícios para os pensionistas, no entanto, é considerado suficiente.
Em comparação, a Holanda lidera o ranking com 85 pontos. O seu sistema de pensões baseia-se em três pilares: a pensão básica do seguro de pensões legal, os fundos de pensões empresariais e a provisão privada. Islândia, Dinamarca, Israel, Austrália, Finlândia, Singapura, Noruega, Suécia e Grã-Bretanha seguem em segundo a décimo lugar.
O Índice Global de Pensões salienta que os sistemas de pensões em todo o mundo estão a debater-se com o envelhecimento da população, com a inflação e o aumento das taxas de juro a colocarem desafios adicionais. Recomenda-se, portanto, investir na provisão de pensões privadas para garantir segurança financeira a longo prazo.
Fonte: De acordo com relatório da www.noz.de
Leia o artigo fonte em www.noz.de