Os cartões de débito estão revolucionando o comportamento de pagamento: o dinheiro está em declínio!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um inquérito recente mostra o declínio da utilização de numerário na Europa: os cartões de débito são preferidos, o numerário está a perder importância.

Os cartões de débito estão revolucionando o comportamento de pagamento: o dinheiro está em declínio!

Um inquérito recente mostra uma tendência clara: os cartões de débito substituíram o dinheiro como meio de pagamento mais comum na Europa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Appinio em nome da Strategy& (parte da PwC), 40% dos entrevistados disseram preferir pagar com cartão de débito. O dinheiro, no entanto, é preferido apenas por 23% dos participantes. Em 2022, 37% dos entrevistados preferiam dinheiro e apenas 30% pagaram com cartão de débito. Isto ilustra a mudança progressiva no comportamento de pagamento dos europeus, especialmente na Alemanha.

A utilização de cartões de crédito também apresenta um aumento: 22 por cento dos inquiridos preferem a faturação mensal com cartão de crédito, um aumento de 5 pontos percentuais em relação ao ano anterior. As aplicações de pagamento móvel, por outro lado, continuam a ser menos populares, com apenas 14 por cento dos participantes no inquérito a utilizar esta opção, o que corresponde a um ligeiro aumento de 1 ponto percentual em comparação com 2022. Estas tendências também podem ser refletidas nas estatísticas do Deutsche Bundesbank.

Usando dinheiro na Alemanha

Na Alemanha, o declínio na utilização de numerário é particularmente dramático. Em 2022, a percentagem de pagamentos em dinheiro ainda era superior a 50 por cento; agora isso caiu para 35%. Um estudo do Deutsche Bundesbank mostra que a percentagem de pagamentos em numerário na Alemanha caiu de 58 por cento em 2021 para 51 por cento em 2023. Mesmo que o declínio seja menos grave do que durante a pandemia corona, está a acontecer mais rapidamente do que antes.

De acordo com o Bundesbank, 50% de todas as transações com notas e moedas serão realizadas até 2023. Ao mesmo tempo, a proporção de métodos de pagamento sem numerário está a aumentar. A este respeito, o inquérito concluiu que o cartão de débito é agora utilizado em 27 por cento das operações de pagamento - um aumento de 5 pontos percentuais desde 2021. Além disso, a percentagem de pagamentos móveis aumentou para 6 por cento, um aumento de três vezes.

O futuro do dinheiro

No entanto, as pesquisas também mostram que a maioria dos entrevistados não quer ficar completamente sem dinheiro. Cerca de dois terços dos entrevistados pretendem continuar usando o dinheiro normalmente em 15 anos. No entanto, quase metade espera que o dinheiro possa ter quase desaparecido nessa altura. O Bundesbank está, portanto, a trabalhar intensamente para manter o dinheiro disponível como meio de pagamento no futuro.

Esta investigação abrangente sobre o comportamento dos pagamentos sublinha as rápidas mudanças nos métodos de pagamento e levanta questões sobre o papel futuro do numerário. As pesquisas foram realizadas em dezembro de 2022 e 2023, totalizando mais de 15 mil transações avaliadas.