As empresas alemãs apostam no aluguer de bicicletas: a nova tendência para os colaboradores!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As empresas alemãs promovem o aluguer e a partilha de bicicletas para oferecer aos funcionários vantagens fiscais e mobilidade sustentável.

As empresas alemãs apostam no aluguer de bicicletas: a nova tendência para os colaboradores!

As empresas alemãs dependem cada vez mais do aluguer e da partilha de bicicletas para oferecer aos seus funcionários alternativas de mobilidade amigas do ambiente. De acordo com relatórios atuais, 14% dos gestores de frota inquiridos na Alemanha têm essas ofertas na sua carteira T on-line determina. Numa comparação internacional, a Alemanha lidera o ranking, seguida pela Suíça, EUA e Portugal, cada um com 8% de partilha de bicicletas.

Em média, a utilização destas ofertas a nível mundial é de apenas 4% para arrendamento e 5% para partilha. Isto mostra que, embora a Alemanha esteja acima da média, a aceitação geral entre os trabalhadores ainda pode melhorar. No entanto, um inquérito representativo a 8.061 decisores de frotas mostra que 15% das empresas pretendem introduzir o leasing de bicicletas nos próximos três anos e 20% estão a planear a partilha de bicicletas.

Benefícios fiscais atrativos

Um incentivo fundamental para as empresas são os incentivos fiscais que tornam atraente o aluguer de bicicletas na Alemanha. Os funcionários escolhem uma bicicleta ou e-bike que é fornecida pelo empregador através de um fornecedor de leasing. A taxa de leasing é deduzida do salário bruto através da conversão salarial, o que não só reduz o imposto sobre salários, mas também as contribuições para a segurança social. Fairgueten explicou.

O uso privado das bicicletas é tributado apenas à regra de 0,25%, o que pode levar a poupanças significativas. Os funcionários podem, portanto, economizar até 40% em comparação com a compra direta, dependendo da classe tributária e do salário bruto.

Diversas opções para funcionários

Após o término do contrato de leasing, os funcionários têm várias opções: podem comprar a bicicleta com valor residual reduzido, prorrogar o contrato ou devolver a bicicleta e alugar um novo modelo. Uma ampla gama de modelos está à disposição dos colaboradores, desde bicicletas tradicionais até modernas e-bikes.

Se compararmos os números na Europa, torna-se claro que nos Países Baixos, que é considerada uma nação ciclista, apenas 4% dos funcionários utilizam o aluguer de bicicletas e 3% utilizam a partilha de bicicletas. Isto se deve principalmente ao uso generalizado de bicicletas pessoais e à melhor infraestrutura.

A crescente popularidade do aluguer e da partilha de bicicletas na Alemanha mostra que as empresas reconhecem cada vez mais as vantagens da mobilidade sustentável para os seus funcionários e agem em conformidade.