DeutschlandID: O futuro da identidade digital na Alemanha!
Descubra como o DeutschlandID substitui o BundID e quais as novas funções que a carteira EUDI oferece até 2027.

DeutschlandID: O futuro da identidade digital na Alemanha!
A introdução do DeutschlandID é iminente, que funcionará como sucessor do BundID. De acordo com um relatório de chip As contas BundID existentes serão automaticamente convertidas em contas DeutschlandID. No entanto, ainda não foi definida uma data específica para esta renomeação. Os usuários têm a oportunidade de criar uma conta BundID agora para poder participar do DeutschlandID numa fase inicial. Alternativamente, você pode aguardar a atualização para DeutschlandID ou abrir mão de uma conta.
O BundID oferece a opção de registo de convidado, desde que o utilizador se possa identificar, por exemplo através da função online do seu cartão de identificação. Os dados do registo do convidado são utilizados para candidaturas online. Outras informações mostram que não haverá caixa postal digital para avisos; A entrega continuará a ser feita por correio. Além disso, o DeutschlandID terá uma interface para a carteira EUDI. Esta nova aplicação de carteira EUDI permite uma versão digital do bilhete de identidade e da carta de condução diretamente no smartphone e pretende facilitar o acesso aos serviços administrativos online.
Detalhes da carteira EUDI
Como Bundesdruckerei relatado, a responsabilidade pelas especificações técnicas da carteira EUDI reside na Arquitetura e Quadro de Referência (ARF), que foi publicado por um grupo de especialistas da UE e dos estados membros. O Ministério Federal do Interior e da Comunidade lançou um processo de arquitetura e consulta para desenvolver e testar um conceito geral para um ecossistema de carteira EUDI alemão baseado em eIDAS 2.0. O objetivo é desenvolver ainda mais uma carteira EUDI estadual até 2027, com a primeira iteração prevista para estar disponível até o final de 2025.
A principal funcionalidade da carteira EUDI é a identificação de pessoas singulares perante terceiros. Também estão sendo criados requisitos para que provedores não governamentais introduzam carteiras. O processo de consulta inclui um grande número de representantes de empresas, ciência, administração e organizações da sociedade civil, a fim de integrar diversas perspectivas. Uma decisão importante sobre a variante de solução para dados de identificação pessoal (PID) foi tomada no início de outubro de 2024. Esta variante prevê a utilização de uma âncora de segurança de hardware na nuvem e dados assinados.
A carteira EUDI estará sujeita a requisitos rigorosos de proteção de dados de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e deverá atender aos mais altos requisitos de segurança de acordo com a certificação eIDAS. As evidências pessoais dos usuários são armazenadas em um ambiente protegido em dispositivos móveis, permitindo que os usuários controlem seus dados e decidam quais informações compartilharão. O princípio da minimização de dados garante que apenas as informações necessárias sejam transmitidas.