A sujeira dos carros da Alemanha no ranking: Onde os carros sujos estão estacionados!
A análise mostra como os padrões de emissões variam na Alemanha: onde circulam os carros mais limpos e mais sujos e o que isso significa.
A sujeira dos carros da Alemanha no ranking: Onde os carros sujos estão estacionados!
Na Alemanha, a proporção de veículos com normas de emissões desatualizadas depende fortemente dos respetivos distritos de registo. De acordo com uma avaliação da Autoridade Federal de Transporte Automóvel, mostra que em alguns distritos um em cada três automóveis cumpre as antigas normas Euro 1 a Euro 4, enquanto noutros apenas um em cada dez veículos cumpre estas normas. Esta discrepância é particularmente elevada em Lüchow-Dannenberg, com 33,7% dos veículos. Os distritos de Elbe-Elster e Duisburg Stadt também apresentam elevadas proporções de automóveis com padrões de emissões antigos de 31,7% e 30,7%.
Além disso, também são afetadas Emmendingen, Nienburg, Gelsenkirchen Stadt, Spree Neiße, Herne Stadt e Görlitz, todas com participações superiores a 30%. Em contrapartida, Wolfsburg tem uma das proporções mais baixas de veículos com normas de emissões antigas (10,9%). Esta cidade beneficia obviamente de um elevado número de novas matrículas privadas e automóveis de empresa, o que tem um impacto positivo no equilíbrio ambiental.
Carros mais limpos de acordo com padrões de emissões
Wolfsburg está particularmente à frente no que diz respeito a veículos ecológicos, com 77,2% dos carros mais limpos, incluindo veículos eléctricos e aqueles com a norma Euro 6. Wiesbaden segue em segundo lugar com 70,6%, enquanto a cidade e o país de Munique ocupam o terceiro e quarto lugares com 64,8% e 64%. O distrito de Main-Taunus e as unidades da Audi e Mercedes em Ingolstadt e Stuttgart também estão localizadas na década de sessenta. Acredita-se que a renda nas áreas ricas incentiva a compra de carros novos e ecologicamente corretos.
Na UE, foram agora adoptados novos limites para as emissões poluentes de vários tipos de veículos, incluindo automóveis, motociclos, autocarros e camiões. As normas de emissões mais importantes, que vão desde a norma Euro 1 para veículos cuja primeira matrícula data de 1 de janeiro de 1993, até a norma Euro 6d ISC-FCM, que se aplica a partir de 1 de janeiro de 2021, são de importância central para a redução de poluentes. A próxima introdução da norma Euro 7, que será aplicável aos novos modelos de automóveis a partir de 29 de novembro de 2026, irá ajustar os valores-limite para óxidos de azoto e monóxido de carbono e, assim, promover uma mobilidade ainda mais amiga do ambiente.
Influência dos padrões de emissões no tráfego e no meio ambiente
As novas normas visam não fazer distinção entre veículos a diesel e a gasolina e também regular o pó dos travões e o desgaste dos pneus. Eles contêm prazos de vendas históricos que apoiam a disseminação de carros ecologicamente corretos. Os limites de emissão e os adesivos ambientais associados, como verde, amarelo ou vermelho, também determinam as autorizações de trânsito em muitas cidades. Recentemente, as proibições de circulação Euro 5 em Munique foram suspensas por enquanto, enquanto o diesel Euro 4 continua afetado, sublinhando a complexidade da política nacional de transportes.
A discussão em curso sobre a modernização de hardware para o gasóleo Euro 5 e a introdução de bónus ambientais para os novos compradores de automóveis que se desfaçam do gasóleo antigo mostram a seriedade com que a questão do transporte amigo do ambiente é encarada. O quadro jurídico e as iniciativas públicas visam melhorar a qualidade do ar nas zonas urbanas e motivar os consumidores a mudarem para veículos mais ecológicos.