DHBW Heidenheim: Novo campus estabelece padrões para educação sustentável!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Ministro das Finanças e o Ministro da Ciência entregam o novo edifício moderno ao DHBW Heidenheim. Projeto promove trabalhadores qualificados regionais.

DHBW Heidenheim: Novo campus estabelece padrões para educação sustentável!

Em 19 de maio de 2025, o Ministro das Finanças, Dr. Danyal Bayaz, e a Ministra da Ciência, Petra Olschowski, entregaram oficialmente o novo prédio da Universidade Estadual Cooperativa de Baden-Württemberg (DHBW) em Heidenheim. O novo edifício, construído no local da antiga Württembergische Cattun Manufactur (WCM), oferece cerca de 4.600 metros quadrados de espaço para ensino, pesquisa e inovação.

O novo edifício caracteriza-se pela sua arquitetura moderna e sustentável e está ancorado regionalmente. Um ambiente de aprendizagem convidativo é criado com pátios iluminados e inúmeras instalações ao ar livre, incluindo degraus para sentar, áreas de estar e um recurso aquático. O Ministro da Ciência, Olschowski, enfatizou as excelentes condições aqui oferecidas para estudantes, professores e funcionários.

Construção sustentável e eficiência energética

A sustentabilidade do projeto do novo edifício também se reflete em diversos aspectos técnicos. Na cobertura e na fachada do edifício foi instalado um sistema fotovoltaico com cerca de 300 metros quadrados, que atinge uma potência de cerca de 60 kWp. O fornecimento de aquecimento é assegurado por 64 pilhas de energia e duas bombas de calor, enquanto o edifício é arrefecido passivamente no verão, libertando calor para o subsolo. É certificado em prata pelo Sustainable Building Rating System (BNB).

Para a construção foi orçado um total de cerca de 39 milhões de euros, tendo o estado de Baden-Württemberg investido cerca de 17,6 milhões de euros. Além disso, foram angariados mais de 21,5 milhões de euros através de generosas doações de parceiros regionais. A estreita parceria entre os setores público e privado está particularmente bem expressa neste projeto.

Espaço e apoio aos alunos

O novo edifício apoiará cerca de 800 alunos das faculdades de tecnologia e economia, bem como as ofertas da Future Academy (ZAK). Salas de seminários flexíveis e infraestrutura digital moderna oferecem a oportunidade para formas inovadoras de aprendizagem. Ao criar estes novos espaços, o DHBW fortalecer-se-á como motor de desenvolvimento regional de trabalhadores qualificados.

As obras do novo prédio já haviam sido iniciadas em 2024. Graças a uma liberação adicional de 3 milhões de euros do governo do estado, o projeto pôde avançar. Globalmente, os custos de construção foram estimados em 28,7 milhões de euros, com provisão adicional para riscos de custos de cerca de 4,3 milhões de euros. A cidade e o distrito, bem como as empresas privadas, contribuíram significativamente para os custos com cerca de 20 milhões de euros.

O novo edifício é composto por duas estruturas interligadas: um edifício de cinco pisos com uma área de entrada de dois pisos para áreas de ensino e investigação e um edifício de três pisos que dá acesso à Academia do Futuro. A cerimônia de inauguração no site do WCM ocorreu no final do verão de 2021, e o extenso trabalho de planejamento foi realizado pela Vermögens und Bau Schwäbisch-Gmünd.

No geral, o novo edifício não só melhorará a infra-estrutura do DHBW Heidenheim, mas também mudará de forma sustentável as condições estruturais para a educação e investigação inovadoras na região.

Mais informações sobre a entrega do novo prédio e a história do prédio podem ser encontradas no site Baden-Württemberg e o DHBW Heidenheim.