As novas tendências de ETF 2025: oportunidade ou risco para os investidores?
Descubra tudo sobre ETFs, fornecedores, classes de ativos e movimentos atuais de preços em 1º de abril de 2025. Investir ficou mais fácil!

As novas tendências de ETF 2025: oportunidade ou risco para os investidores?
Relatado em 1º de abril de 2025 finanças.net sobre os desenvolvimentos atuais na área de fundos negociados em bolsa (ETFs). Assim, vários fornecedores, incluindo DWS, Xtrackers, Amundi, Fidelity, Invesco e muitos outros, oferecem uma vasta gama de ETFs que são do interesse dos investidores.
As classes de ativos disponíveis variam de índices de ações a títulos, commodities, imóveis e câmbio. Os benchmarks mais importantes incluem DAX, EuroStoxx50, MDAX, MSCI Emerging Markets, S&P 500 e Nasdaq 100. As categorias de volume também variam, variando de menos de 5 milhões a mais de 5.000 milhões de euros. O Índice de Despesas Totais (TER) também é oferecido em diversas categorias, variando de até 0,15% até mais de 0,75%. Os investidores também têm a opção de escolher entre acumular e distribuir recursos.
Variedade de produtos de ETFs Xtrackers
Adicionalmente informado DWS sobre a linha de produtos Xtrackers ETF. Estes incluem ETFs básicos com uma taxa fixa baixa a partir de 0,06%, que se baseiam nos principais índices do mercado de ações ou títulos e oferecem replicação física.
Os ETFs ESG proporcionam acesso a índices que atendem a critérios ambientais, sociais e de governança, com preferência para empresas com menores emissões de carbono. Além disso, os ETFs de mercados emergentes oferecem aos investidores a oportunidade de investir em mercados emergentes, com o primeiro ETF Xtrackers China lançado em 2007. Estes fundos também proporcionam acesso aos mercados locais de obrigações governamentais chinesas, mas registam uma maior volatilidade nos mercados emergentes, o que pode representar riscos para o desempenho.
Os ETFs com cobertura cambial apoiam uma gestão eficiente do risco cambial e estão disponíveis em múltiplas moedas, enquanto os ETFs Beta Estratégicos visam obter retornos mais elevados e ajustados ao risco. Para os interessados em matérias-primas, a Xtrackers oferece uma gama de commodities negociadas em bolsa (ETCs) lastreadas em metais preciosos físicos, embora o risco de flutuações de valor e perdas permaneça.