A Nvidia é líder em inteligência artificial (IA) há anos e tem experimentado um enorme crescimento no mercado de ações. Mas agora o mercado pode mudar à medida que a AMD compete com o novo chip AI Instinct-MI300 e oferece vantagens de desempenho sobre a Nvidia. Estima-se que o mercado de IA valha 400 mil milhões de dólares até 2027, e as empresas fora do setor tecnológico também estão a reconhecer o potencial da IA. Mas surge a questão de saber se o hype da IA poderia terminar de forma semelhante à bolha das pontocom.
Um número crescente de empresas que basicamente não têm nada a ver com o setor de software ou tecnologia apontam agora para oportunidades de crescimento através da IA. Este desenvolvimento lembra muito a bolha pontocom, que inflou devido à introdução da Internet e finalmente explodiu com um grande estrondo no ano 2000.
De acordo com um relatório de www.deraktionaer.de há um exame crítico dos desenvolvimentos atuais de IA e das consequências potenciais para a Nvidia e para todo o mercado. O lançamento do novo chip Instinct-MI300 AI da AMD representa uma séria concorrência para a Nvidia e pode impactar a participação de mercado da Nvidia. De acordo com o relatório, os desenvolvimentos na indústria de IA podem criar uma bolha semelhante à bolha das pontocom, levando a uma volatilidade severa e a perdas potenciais no mercado.
