Euro Digital: Projeto do BCE – oportunidades e desafios na perspetiva de um especialista financeiro
Há um projeto impulsionado pelo Banco Central Europeu (BCE) que trata do euro digital. Este é um tipo de dinheiro digital emitido diretamente pelo banco central. Ao contrário dos pagamentos digitais por telemóvel ou cartão, onde o dinheiro é debitado de uma conta bancária, o euro digital seria um meio de pagamento emitido pelo banco central. O BCE argumenta que o euro digital satisfaz as necessidades de um mundo de pagamentos cada vez mais digital e garante resiliência. No entanto, permanece a questão de saber se faz sentido para o banco central investir num mercado que funciona bem...

Euro Digital: Projeto do BCE – oportunidades e desafios na perspetiva de um especialista financeiro
Há um projeto impulsionado pelo Banco Central Europeu (BCE) que trata do euro digital. Este é um tipo de dinheiro digital emitido diretamente pelo banco central. Ao contrário dos pagamentos digitais por telemóvel ou cartão, onde o dinheiro é debitado de uma conta bancária, o euro digital seria um meio de pagamento emitido pelo banco central. O BCE argumenta que o euro digital satisfaz as necessidades de um mundo de pagamentos cada vez mais digital e garante resiliência. No entanto, permanece a questão de saber se faz sentido para o banco central intervir no bom funcionamento do mercado de pagamentos privados. Este artigo é de www.faz.net.
Impacto no mercado e na indústria financeira:
A introdução do euro digital poderá ter efeitos positivos e negativos. Por um lado, poderia melhorar ainda mais a conveniência e a eficiência dos pagamentos digitais e dar às pessoas outra opção para fazerem os seus negócios. Isto poderia ser particularmente atraente num mundo cada vez mais digital, onde cada vez menos pessoas utilizam dinheiro.
Por outro lado, a introdução do euro digital também pode trazer desafios. Em primeiro lugar, a implementação envolveria um esforço considerável. Um processo de registro pode ser necessário e desenvolver um aplicativo fácil de usar seria uma tarefa complexa. Se o euro digital fosse demasiado complicado de utilizar, poderia levar as pessoas a não quererem utilizá-lo.
Seria também importante notar que a introdução do euro digital poderia levantar questões regulamentares e de segurança. A proteção de dados e a cibersegurança seriam aspetos cruciais a considerar durante a implementação.
No geral, resta saber como o mercado e a indústria financeira reagiriam à introdução do euro digital. Será interessante ver se as pessoas estão dispostas a mudar para esta nova forma de pagamento digital e se o euro digital se tornará uma alternativa popular aos métodos de pagamento tradicionais.
Leia o artigo fonte em www.faz.net