Dupla tributação das pensões: evolução atual
A dupla tributação das pensões deveria ser abolida – que gerações irá ajudar? Saiba mais sobre a mudança prevista para 2023 e quem será beneficiado.

Dupla tributação das pensões: evolução atual
A dupla tributação das pensões é um tema controverso na Alemanha e já conduziu a alterações jurídicas significativas. Em 2002, a tributação das pensões teve de ser revista devido a uma decisão do Tribunal Constitucional Federal, uma vez que foi constatada uma inconstitucionalidade iminente devido à dupla tributação das pensões. Antes desta decisão, as pensões eram tributadas de acordo com o método da partilha de rendimentos, mas isto era considerado injusto e insustentável. O problema da dupla tributação resulta da tributação parcial dos rendimentos das pensões antes da introdução da tributação a jusante.
Desde 2023, foram introduzidas alterações significativas para evitar a dupla tributação. Uma medida fundamental foi a abolição do limite percentual da dedução de despesas especiais para despesas com pensões de reforma. Além disso, foi decidido aumentar apenas o aumento da quota-parte tributável das pensões para os novos pensionistas em 0,5 pontos percentuais anuais. Estas medidas visam evitar a dupla tributação e proporcionar benefícios fiscais aos pensionistas.
De acordo com o Tribunal Financeiro Federal, os pensionistas que receberam recentemente uma pensão, os ex-trabalhadores independentes sem subsídios patronais, os idosos solteiros sem pensão de sobrevivência e os homens, devido à sua esperança de vida estatística, são mais susceptíveis de ser afectados pela dupla tributação. Outra medida planeada para evitar a dupla tributação é a introdução de um subsídio de pensão normalizado adicional, que se destina a isentar os pensionistas de tributação.
Especialistas e a Associação de Contribuintes criticam as medidas anteriores para evitar a dupla tributação e apelam a medidas legislativas adicionais. Estão actualmente a ser discutidas novas medidas de alívio para os reformados no Bundestag, a fim de prevenir eficazmente a dupla tributação. Os pensionistas devem, portanto, manter as suas liquidações fiscais, a fim de poderem fazer valer possíveis reclamações e defender uma tributação justa das suas pensões.