Aplicativo de prescrição eletrônica: experiências de pacientes e profissionais de saúde
De acordo com um relatório de www.heise.de, desde a introdução da exigência de prescrição eletrônica, há cerca de um mês, a maioria das pessoas que recebem uma receita eletrônica a resgatam por meio do cartão eletrônico de saúde (eGK). O uso do aplicativo oficial de prescrição eletrônica Gematik ainda é relativamente baixo. A equipe editorial da Heise também teve experiências diferentes com o aplicativo de prescrição eletrônica. Alguns colegas instalaram o aplicativo por curiosidade, mas ainda não preencheram a receita por meio dele, enquanto outros consideram o aplicativo inútil ou desnecessário. Além disso, existem problemas técnicos no registo na aplicação de receitas eletrónicas e na recuperação de receitas eletrónicas nas farmácias. Os médicos e…

Aplicativo de prescrição eletrônica: experiências de pacientes e profissionais de saúde
De acordo com um relatório de www.heise.de,
Desde a introdução da exigência de prescrição eletrônica, há cerca de um mês, a maioria das pessoas que recebem uma receita eletrônica a resgatam usando o cartão eletrônico de saúde (eGK). O uso do aplicativo oficial de prescrição eletrônica Gematik ainda é relativamente baixo. A equipe editorial da Heise também teve experiências diferentes com o aplicativo de prescrição eletrônica. Alguns colegas instalaram o aplicativo por curiosidade, mas ainda não preencheram a receita por meio dele, enquanto outros consideram o aplicativo inútil ou desnecessário. Além disso, existem problemas técnicos no registo na aplicação de receitas eletrónicas e na recuperação de receitas eletrónicas nas farmácias. Médicos e farmacêuticos queixam-se de atrasos e exigem uma “solução totalmente digital”. A digitalização no sistema de saúde ainda está associada a alguns desafios e à necessidade de melhorias.
Com base numa análise da situação actual, podemos concluir que a introdução da receita electrónica ainda não está a correr bem. A baixa utilização anterior da aplicação de receitas eletrónicas e os problemas técnicos de registo e recuperação nas farmácias mostram que a mudança para o sistema digital requer tempo e ajustamento. A procura de uma “solução totalmente digital” por parte de médicos e farmacêuticos sublinha a necessidade de novas melhorias no sistema de saúde. No entanto, uma digitalização eficaz pode trazer valor acrescentado aos cuidados médicos e psicoterapêuticos, como mostra a utilização crescente de serviços de comunicação no setor médico. Resta saber como a Gematik e outros intervenientes no setor da saúde responderão aos problemas e exigências atuais.
Leia o artigo fonte em www.heise.de