ELTIF: Investimentos alternativos para investidores com pequenos montantes de investimento e maior risco. Descubra as oportunidades e os desafios dos fundos europeus de longo prazo.
De acordo com um relatório da www.capital.de, os grandes investidores também gostam de investir o seu dinheiro fora do pregão. Este mundo também está aberto aos pequenos aforradores através dos chamados Fundos Europeus de Investimento a Longo Prazo (ELTIF), embora com um risco mais elevado. Os ELTIF permitem investir, mesmo com pequenos montantes, em empresas não cotadas, que muitas vezes prometem retornos atrativos. A reforma, que entrará em vigor em 10 de janeiro de 2024, pretende estimular a procura de ELTIF e expandir a gama de produtos. A reforma elimina o investimento mínimo obrigatório de 10.000 euros para os investidores e o limite de um máximo de dez por cento dos ativos líquidos em ELTIF. No futuro, os provedores poderão...

ELTIF: Investimentos alternativos para investidores com pequenos montantes de investimento e maior risco. Descubra as oportunidades e os desafios dos fundos europeus de longo prazo.
De acordo com um relatório da www.capital.de, os grandes investidores também gostam de investir o seu dinheiro fora do pregão. Este mundo também está aberto aos pequenos aforradores através dos chamados Fundos Europeus de Investimento a Longo Prazo (ELTIF), embora com um risco mais elevado. Os ELTIF permitem investir, mesmo com pequenos montantes, em empresas não cotadas, que muitas vezes prometem retornos atrativos.
A reforma, que entrará em vigor em 10 de janeiro de 2024, pretende estimular a procura de ELTIF e expandir a gama de produtos. A reforma elimina o investimento mínimo obrigatório de 10.000 euros para os investidores e o limite de um máximo de dez por cento dos ativos líquidos em ELTIF. No futuro, os fornecedores poderão investir até 45% dos seus activos em investimentos líquidos. Isto significa que em breve serão aplicadas regras semelhantes aos ELTIF para venda e aos fundos mútuos ordinários.
O número de ELTIF aprovados aumentou de 54 em 2021 para cerca de 100 ofertas no mercado. De acordo com um estudo da Scope, o volume do mercado europeu de ELTIF poderá aumentar até 35 mil milhões de euros anualmente até 2028. A reforma poderá também estimular os investimentos imobiliários, à medida que a gama de possíveis investimentos reais aumenta e os ELTIF são autorizados a assumir mais capital de dívida.
No entanto, os investimentos ELTIF também estão associados a riscos acrescidos, uma vez que o capital, uma vez investido, fica vinculado a longo prazo e muitas vezes uma saída antecipada só é possível através de mercados secundários com descontos. A protecção dos investidores será diluída pela reforma, uma vez que também são permitidas construções de fundos de fundos, o que poderá tornar a preparação de produtos menos transparente.
Globalmente, a reforma e o aumento da procura poderão expandir a oferta de produtos para ELTIF e facilitar a distribuição aos bancos e outros prestadores de serviços financeiros. No entanto, os investidores devem ter em mente os riscos mais elevados e a liquidez limitada dos investimentos ELTIF.
Leia o artigo fonte em www.capital.de