Aumento do subsídio base: pensionistas com privilégios fiscais
Centenas de milhares de pensionistas beneficiarão de benefícios fiscais e aumentos de pensões em 2024. Saiba mais sobre a evolução e os seus efeitos. #Aposentados #Impostos #AumentodePensão #2024

Aumento do subsídio base: pensionistas com privilégios fiscais
O aumento do subsídio básico em 2024 terá efeitos positivos e negativos para os reformados na Alemanha. De acordo com informações do Süddeutsche Zeitung e do Ministério Federal das Finanças, cerca de 244 mil reformados ficarão isentos de obrigações fiscais em consequência desta medida. Como resultado, o aumento do subsídio de base alivia os encargos que pesam sobre um número significativo de pensionistas. No entanto, ao mesmo tempo, 114.000 pensionistas também estarão sujeitos a novos impostos, uma vez que o aumento previsto das pensões em Julho levará a um aumento da sua carga fiscal.
De acordo com o Ministério Federal das Finanças, um total de cerca de 6,3 milhões de pessoas permanecerão na categoria de “contribuintes com rendimentos de pensões” em 2024. Isto ilustra o amplo impacto das alterações fiscais sobre os pensionistas na Alemanha. Com um total de cerca de 21 milhões de pensionistas no país, é evidente a relevância destas regulamentações fiscais para uma parte significativa da população.
O aumento do subsídio básico foi introduzido como forma de compensar a inflação, que afetou particularmente os pensionistas na Alemanha. Muitos idosos sofreram com o aumento dos preços dos alimentos e de outros bens de uso diário. O subsídio base, que descreve o rendimento anual até ao qual não é devido qualquer imposto, foi aumentado para 11.604 euros na viragem do ano, a fim de aliviar os encargos dos reformados.
O Ministro das Finanças, Christian Lindner, pretende um aumento ainda maior do subsídio fiscal básico, retroativamente a partir do momento determinado. Este plano está atualmente sendo discutido dentro da coalizão de semáforos. Resta saber até que ponto novas medidas fiscais afectarão os reformados na Alemanha em 2024. No geral, as alterações nos impostos sobre pensões representam uma discussão política significativa que terá impacto na vida de centenas de milhares de reformados no próximo ano.