Imposto ETF de 2024: Qual é a taxa fixa antecipada e como ela é calculada?
De acordo com um relatório de www.br.de, os investidores em ETFs na Alemanha devem se preparar para mudanças fiscais a partir de 2024. Espera-se então que a chamada taxa fixa antecipada, que serve como base de cálculo para o imposto sobre ganhos de capital sobre ETFs, tenha efeitos significativos. A taxa fixa antecipada foi introduzida em 2018 para responder aos lucros fiscais dos ETFs na carteira, mesmo que ainda não tenham sido realizados. Um exemplo de cálculo mostra que os investidores poderão ter de pagar a taxa fixa antecipada a partir de 2024. Assumindo um aumento de valor de 10.000 euros para 10.700 euros e uma distribuição de lucros de 100 euros, a taxa fixa de adiantamento é calculada em 78,50 euros para um valor puro...

Imposto ETF de 2024: Qual é a taxa fixa antecipada e como ela é calculada?
De acordo com um relatório de www.br.de, os investidores em ETFs na Alemanha devem preparar-se para as alterações fiscais a partir de 2024. Espera-se então que a chamada taxa fixa antecipada, que serve de base de avaliação para o imposto sobre ganhos de capital sobre ETFs, tenha efeitos significativos.
A taxa fixa antecipada foi introduzida em 2018 para responder aos lucros fiscais dos ETFs na carteira, mesmo que ainda não tenham sido realizados. Um exemplo de cálculo mostra que os investidores poderão ter de pagar a taxa fixa antecipada a partir de 2024. Assumindo um aumento de valor de 10.000 euros para 10.700 euros e uma distribuição de lucros de 100 euros, a taxa fixa antecipada é calculada em 78,50 euros para um ETF de ações puro, sendo aplicada a taxa de imposto de 26,38 por cento.
A introdução da taxa fixa antecipada também tem impacto na tributação na venda de ETFs. Os lucros provenientes da venda estão sujeitos a uma retenção na fonte de 25% e possivelmente a uma sobretaxa de solidariedade adicional.
É importante que os investidores verifiquem as suas ordens de isenção e, possivelmente, distribuam-nas por vários bancos, a fim de optimizarem a utilização do montante de isenção do aforrador. Além disso, os investidores devem declarar a taxa fixa antecipada na declaração de imposto de renda, embora os bancos alemães geralmente realizem o cálculo automaticamente e forneçam instruções para inserir o imposto na declaração de imposto de renda.
Globalmente, os investidores em ETFs terão de se preparar para um aumento da carga fiscal a partir de 2024, o que também poderá ter impacto nas decisões e no comportamento de investimento.
Leia o artigo fonte em www.br.de