ETFs em foco: quais estratégias trazem os melhores retornos?
Descubra os insights mais recentes sobre ETFs, classes de ativos e estratégias dos principais fornecedores – informações financeiras importantes em 17 de janeiro de 2025.

ETFs em foco: quais estratégias trazem os melhores retornos?
Relatado em 17 de janeiro de 2025 finanças.net de um grande número de empresas produtoras financeiras que atuam na área de ETFs. Estes incluem DWS, Xtrackers, Amundi, BlackRock/iShares, Vanguard, Fidelity, Franklin Templeton, Invesco, WisdomTree, Aberdeen Standard Investments, abrdn Investments, American Century Investment Management e ARK Investment Management. Estes fornecedores cobrem uma vasta gama de classes de activos, incluindo índices de acções, investimentos alternativos, mercado monetário, imobiliário, obrigações, forex e mercadorias. Vários benchmarks, como DAX, EuroStoxx50, MDAX, MSCI Emerging Markets, S&P 500, Nasdaq 100 e Nikkei 225 também estão listados.
O volume de ETFs varia amplamente e é dividido em categorias, incluindo <5 milhões, 5 - 10 milhões, 10 - 50 milhões, 50 - 100 milhões, 100 - 250 milhões, 250 - 500 milhões, 500 - 1.000 milhões, 1.000 - 5.000 milhões e > 5.000 milhões. O Índice de Despesas Totais (TER) também é dividido em diferentes categorias, de até 0,15% a mais de 0,75%. Em termos de tipos de distribuição, são oferecidos fundos de acumulação e distribuição, e existem diferentes estratégias longas/curtas. Os fundos também podem ser classificados por nome, desempenho de 1 ano, 3 anos e 5 anos.
Foco de investimento em empresas europeias
Outro aspecto importante destacado diz respeito às estratégias da DWS na área de investimentos ativos, como dws.com descrito. O foco está numa seleção de empresas europeias com dividendos acima da média como parte do European Equity Income. Essa estratégia busca identificar ações de qualidade com balanços sólidos e fluxo de caixa livre. As empresas incluídas na seleção deverão ter baixo endividamento e boa classificação de crédito.
Além disso, a estratégia “European Equities” segue uma abordagem semelhante e também se concentra em empresas europeias com dividendos elevados. A estratégia “European Equity Focused Alpha” visa selecionar as melhores ideias de investimento de grandes, pequenas e médias empresas europeias sem ligação de benchmark e pode incluir até 50% de posições curtas para gerir ativamente o investimento. Por último, a estratégia de ações “Euroland Equities” centra-se em empresas europeias com crescimento de lucros potencialmente acima da média e utiliza conhecimentos internos de seleção de ações.