O euro continua a cair: o que isto significa para o seu dinheiro?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O euro cai em relação ao dólar enquanto Trump discute com otimismo cortes tarifários. Análises da taxa de câmbio atual.

Der Euro sinkt im Vergleich zum Dollar, während Trump über Zollsenkungen optimistisch diskutiert. Aktuelle Wechselkurs-Analysen.
O euro cai em relação ao dólar enquanto Trump discute com otimismo cortes tarifários. Análises da taxa de câmbio atual.

O euro continua a cair: o que isto significa para o seu dinheiro?

Na quinta-feira, 23 de abril de 2025, o euro enfraqueceu em relação ao dólar americano. A taxa de câmbio atual é de 1 euro = 1,1320 dólares americanos, enquanto o Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de referência em 1,1415 dólares americanos, abaixo da taxa de terça-feira de 1,1476 dólares americanos. Já o dólar custa 0,8760 euros, depois dos 0,8713 euros de terça-feira.

Contudo, no contexto da guerra tarifária global iniciada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, há sinais iniciais de relaxamento. O Wall Street Journal informou que os EUA estão a considerar uma redução significativa nas tarifas da China. No entanto, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, deixou claro que não há nenhuma oferta unilateral de Trump para reduzir tarifas.

Desenvolvimentos do BCE e taxas de juro

Trump também disse que não planeja demitir o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e gostaria que Powell desempenhasse um papel mais ativo no corte das taxas de juros. Estes acontecimentos recentes estão a apoiar o dólar americano face a todas as principais moedas.

Numa conversa com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, Trump mostrou-se optimista quanto a um acordo com a UE. Na quinta-feira, o BCE cortou as taxas de juro diretoras pela sétima vez desde junho de 2024 em 0,25 pontos percentuais, para 2,25 por cento. Estas medidas destinam-se a apoiar a fraca economia da zona euro. A Presidente do BCE, Christine Lagarde, falou de “incerteza extraordinária” e do aumento dos riscos descendentes para o desenvolvimento económico. A descida da inflação na área do euro dá ao BCE margem de manobra para reduzir as taxas de juro, das quais está a fazer uso significativo através de preços mais baixos do petróleo e de um aumento da taxa de câmbio do euro.