Especialista prevê mega aumento nas pensões para 2024: as pensões aumentarão até 7,5 por cento
De acordo com um relatório de www.merkur.de, existem previsões positivas para os reformados relativamente a um possível “mega aumento das pensões” em 2024. O especialista em pensões Peter Knöppel vê um grande potencial para um aumento significativo das pensões com base na evolução salarial actual e no índice de salário líquido para 2023. O último aumento das pensões foi de 3,5 por cento, enquanto Peter Knöppel prevê um aumento muito maior. O ministro da Economia, Robert Habeck, também planeja pagar mais dinheiro aos aposentados. O governo federal assume atualmente um aumento das pensões de 3,5% para 2024. No entanto, ainda há muita especulação e projeções antes de os valores oficiais das pensões serem anunciados. A evolução salarial positiva em 2023, que levará a um índice de salário líquido...

Especialista prevê mega aumento nas pensões para 2024: as pensões aumentarão até 7,5 por cento
De acordo com um relatório de www.merkur.de, existem previsões positivas para os reformados relativamente a um possível “mega aumento das pensões” em 2024. O especialista em pensões Peter Knöppel vê um grande potencial para um aumento significativo das pensões com base na evolução salarial actual e no índice do salário líquido para 2023. O último aumento das pensões foi de 3,5 por cento, enquanto Peter Knöppel prevê um aumento muito maior. O ministro da Economia, Robert Habeck, também planeja pagar mais dinheiro aos aposentados. O governo federal assume atualmente um aumento das pensões de 3,5% para 2024. No entanto, ainda há muita especulação e projeções antes de os valores oficiais das pensões serem anunciados.
A evolução salarial positiva em 2023, que levou a um índice de salário líquido de cerca de 6,2 por cento, poderá resultar num aumento significativo das pensões. O economista Prof. Bernd Raffelhüschen estima que seja possível um aumento no valor da pensão de 5 a 6 por cento a partir de 1º de julho. No entanto, todos os números não passam atualmente de estimativas, pois há espaço para especulações até que os valores das pensões sejam anunciados em março pelo ministro do Trabalho, Hubertus Heil.
No entanto, o aumento das pensões também foi criticado porque a inflação elevada é particularmente difícil para os pensionistas. Associações sociais como Die Linke apelam a um aumento imediato das pensões para compensar os aumentos de custos causados pela inflação. A associação social VdK também critica o “fundo de pensões como loja de autoatendimento” e apela a medidas concretas do governo, incluindo uma sobretaxa única de 300 euros para os reformados.
No caso de um aumento significativo das pensões, as despesas do fundo de pensões poderiam aumentar significativamente, o que teria impacto no mercado e no setor financeiro. Um aumento mais elevado das pensões poderia ajudar a impulsionar o consumo, mas também poderia levar a encargos crescentes para as empresas que contribuem para o seguro de pensões. Globalmente, o desenvolvimento das pensões é um factor importante para a economia alemã e para o sector financeiro, uma vez que tem uma influência significativa no poder de compra e no comportamento de poupança dos cidadãos.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de