Especialistas recomendam ações lucrativas – Buffett alerta sobre tarifas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Recomendações atuais de compra de ações e advertências de Warren Buffett sobre as tarifas dos EUA: análises de especialistas de 30 de maio de 2025.

Especialistas recomendam ações lucrativas – Buffett alerta sobre tarifas!

Na última semana de negociação, os especialistas fizeram inúmeras recomendações de compra de ações. Entre os valores recomendados estão os principais índices como o SMI, SPI, SLI e SMIM, bem como índices internacionais como o DAX, ESTOXX, Dow Jones, S&P 500, NASDAQ 100 e Nikkei 225. Estas recomendações são particularmente relevantes dadas as atuais incertezas do mercado que preocupam os investidores, como relatórios finanzen.ch.

Um tema central abordado em um vídeo com o especialista financeiro Tim Schäfer é a retirada de Warren Buffett de certos investimentos em ações. Buffett, conhecido como o “Oráculo de Omaha”, não só expressa preocupações sobre a actual situação económica, mas também critica abertamente as políticas tarifárias dos EUA sob o presidente Donald Trump. Numa entrevista à CBS News, Buffett chamou as tarifas de uma forma de guerra que não só aumenta os preços dos bens, mas também desencadeia a inflação e onera tanto os consumidores como as empresas.

Os avisos de Warren Buffett

Depois de anunciar novas tarifas de 10% sobre as importações chinesas, Buffett alertou que tais medidas poderiam deixar os mercados nervosos. As empresas orientadas para a exportação, em particular, são afectadas pelos efeitos da disputa comercial. Isto ocorreu depois de Trump ter imposto tarifas de importação sobre as importações do México e do Canadá em 4 de março de 2024, apenas para suspendê-las dois dias depois. Buffett respondeu às condições incertas do mercado vendendo uma grande quantidade de ações em 2024 e, ao mesmo tempo, aumentando suas reservas de caixa.

Embora Buffett tenha sido mais cauteloso com seus investimentos ultimamente e tenha se desfeito de seus ETFs S&P 500 no quarto trimestre, ele está otimista em relação ao longo prazo. Ele pretende continuar investindo em ações e ressalta que a Berkshire Hathaway investirá parte significativa de seu capital em empresas americanas. Apesar da elevada posição de caixa, Buffett mantém a crença de que o mercado atual é apenas um período incerto e que melhores oportunidades de compra aguardam os investidores.

O sentimento atual do mercado e dicas para investidores

A provisão de pensões e a incerteza política associada também desempenham um papel importante na discussão sobre o futuro financeiro dos EUA. O clima está tenso e os investidores devem agir com cautela. Embora Buffett tenha recuado em grande parte das ações dos EUA, o seu conselho geral é que uma retirada completa do mercado de ações dos EUA pode ser prematura. Os especialistas recomendam um olhar diferenciado para os mercados e ter em conta as recomendações atuais que mostram potencial potencial de investimento. Muitos especialistas consideram a discussão sobre o investimento em valor em tempos de crise particularmente relevante para identificar e explorar oportunidades futuras.