BCE apela ao RBI para reduzir mais rapidamente os seus negócios na Rússia
Raiffeisen espera alerta do BCE sobre as atividades empresariais na Rússia. O Raiffeisen Bank International (RBI) é afetado. Saber mais!

BCE apela ao RBI para reduzir mais rapidamente os seus negócios na Rússia
O Raiffeisen Bank International (RBI) prepara-se para receber um aviso do Banco Central Europeu (BCE) num futuro próximo. A razão para isto é a expectativa de que o BCE solicitará ao banco austríaco que reduza mais rapidamente as suas atividades comerciais na Rússia. Isto emerge de um anúncio ad hoc do RBI publicado na quinta-feira.
Desde fevereiro de 2022, o RBI tem perseguido o objetivo de reduzir as atividades comerciais da sua subsidiária russa AO Raiffeisenbank. A evolução no sentido de uma redução mais rápida das suas actividades na Rússia sugere que o RBI está a responder às mudanças nas orientações e expectativas do BCE.
A ligação entre o RBI e a Rússia, e o potencial ajustamento das operações naquele país, poderá ter implicações para o sector bancário como um todo. A natureza exacta da advertência e as medidas que o RBI tomará no futuro para cumprir as instruções do BCE continuam por ver. Dados os desenvolvimentos geopolíticos e os requisitos regulamentares, é importante que bancos como o RBI respondam de forma flexível e proativa às mudanças.