O BCE mantém a taxa de juro inalterada em 4,5 por cento - os economistas prevêem cortes nas taxas de juro no próximo ano.
O BCE decidiu manter a taxa de juro diretora em 4,5%, como esperado. Alguns economistas esperam que o BCE reduza as taxas de juro no próximo ano, embora não tenha havido nenhuma menção específica a isto por parte da Presidente do BCE, Christine Lagarde. A inflação na área do euro enfraqueceu significativamente, enquanto a produção económica caiu. As novas decisões do BCE sobre taxas de juro poderão ter um impacto significativo no mercado financeiro. O aumento das taxas de juro torna os empréstimos mais caros, o que pode abrandar a procura e contrariar a inflação elevada. Contudo, empréstimos mais caros também podem constituir um fardo para a economia, à medida que os investimentos financiados por empréstimos se tornam mais caros. Segundo Lagarde, eles devem continuar vigilantes para garantir que o...

O BCE mantém a taxa de juro inalterada em 4,5 por cento - os economistas prevêem cortes nas taxas de juro no próximo ano.
O BCE decidiu manter a taxa de juro diretora em 4,5%, como esperado. Alguns economistas esperam que o BCE reduza as taxas de juro no próximo ano, embora não tenha havido nenhuma menção específica a isto por parte da Presidente do BCE, Christine Lagarde. A inflação na área do euro enfraqueceu significativamente, enquanto a produção económica caiu.
As novas decisões do BCE sobre taxas de juro poderão ter um impacto significativo no mercado financeiro. O aumento das taxas de juro torna os empréstimos mais caros, o que pode abrandar a procura e contrariar a inflação elevada. Contudo, empréstimos mais caros também podem constituir um fardo para a economia, à medida que os investimentos financiados por empréstimos se tornam mais caros.
Segundo Lagarde, devem permanecer vigilantes para garantir que as pressões internas sobre os preços diminuam. Se isso ocorrer, poderá abrir a porta para cortes nas taxas de juros. Como relata www.finanzen.net, alguns economistas esperam que a política monetária seja facilitada em breve e prevêem cortes nas taxas de juro de até 150 pontos base no próximo ano.
Em suma, as recentes decisões do BCE sobre taxas de juro são de grande importância para o sector financeiro e para todo o mercado. Resta saber como se desenvolverão as interacções entre as taxas de juro e a inflação nos próximos meses. De acordo com um relatório de www.finanzen.net, estão a deixar as taxas de juro na área do euro inalteradas pela segunda vez consecutiva, enquanto a inflação recentemente enfraqueceu surpreendentemente de forma significativa. Tal como informa www.finanzen.net, o BCE também enfraqueceu a sua previsão para a inflação e o crescimento económico na área do euro, o que torna mais provável a flexibilização monetária no futuro.
Leia o artigo fonte em www.finanzen.net