A escassez de trabalhadores qualificados põe em perigo o futuro do lar infantil de Brugg!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Daniel Wölfle chefiará a Brugg Children's Home Foundation a partir de 2024. A escassez de mão de obra qualificada afeta as finanças e os projetos futuros.

A escassez de trabalhadores qualificados põe em perigo o futuro do lar infantil de Brugg!

A Brugg Children's Home Foundation relembra um ano emocionante de 2024, que trouxe consigo despedidas e novos desafios. Depois de mais de 26 anos no comando, Rolf von Moos despediu-se do cargo de gerente residencial e comercial. Sob sua liderança, foram alcançados marcos importantes, incluindo a renovação e nova construção do orfanato em Wildenrainweg, bem como a aquisição bem-sucedida da Abadia de Olsberg do patrocínio cantonal e da associação Familynetwork em Zofingen. Seu sucessor, Daniel Wölfle, assumiu o cargo em 1º de setembro de 2024 e já havia atuado como diretor institucional da Abadia de Olsberg. Wölfle foi bem aceito tanto dentro da fundação quanto por parceiros externos.

Nos primeiros meses, Wölfle tratou intensamente da avaliação da organização. Um projeto central é a estação de observação planejada na Abadia de Olsberg, para a qual o cantão já deu luz verde. A conclusão da estação está prevista para 1º de agosto de 2026. Serão oferecidas 18 vagas, divididas em departamento infantil e juvenil, que serão mistas. Espera-se que o projeto gere cerca de 5 a 6 milhões de francos em vendas e empregue mais 40 pessoas.

Perspectivas e desafios financeiros

Em 2024, a fundação alcançou vendas de cerca de 21 milhões de francos, com custos de pessoal de cerca de 16,5 milhões de francos. Após dedução dos custos, houve um resultado positivo de cerca de 600 mil francos. Contudo, a escassez de trabalhadores qualificados é destacada como um problema fundamental que afecta o pessoal e, portanto, põe em causa o sucesso financeiro da fundação. Wölfle enfatizou o alto nível de comprometimento de toda a equipe com o objetivo central de garantir o bem-estar das crianças.

Além disso, foram feitos investimentos na ritualização do cotidiano para oferecer apoio e segurança às crianças e jovens. Apesar da evolução positiva, também houve desafios: dos 664 pedidos processados, 209 não foram satisfeitos. A FamilyNetwork, que cuida de famílias de acolhimento, conseguiu atrair 12 novas famílias, mas a necessidade urgente de mais famílias de acolhimento continua elevada. No início de 2024, foi retomado o serviço de gestão de mandatos da FamilyNetwork, onde um colaborador assume mandatos de proteção de crianças e adultos em nome de órgãos públicos.

Sustentabilidade e projetos futuros

A fundação também se concentra em projetos sustentáveis, como a instalação de um novo sistema de aquecimento de aparas de madeira na Abadia de Olsberg. Um escritório de arquitetura já foi contratado para os próximos grandes trabalhos de manutenção nos edifícios em Brugg, a fim de garantir a preservação a longo prazo do valor das propriedades. Os requisitos cantonais, como o requisito de referência para “compensação relacionada com o desempenho”, significam desafios comerciais adicionais.

A discussão sobre vários projetos continua, incluindo a reorganização da escola diurna especial em Brugg e a cooperação com escolas regulares. O próximo período será crucial para a forma como a fundação enfrenta estes desafios, mantendo ao mesmo tempo a qualidade das suas ofertas. Neste contexto, o bem-estar das crianças e dos jovens permanece sempre no centro dos esforços da Brugg Children's Home Foundation. Mais informações sobre este tema podem ser encontradas no site Aargauer Zeitung e Fricktal.info ser lido.