FDP pede incentivos fiscais para horas extraordinárias

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Proposta do FDP: desconto de imposto para horas extras? Descubra que impacto isso pode ter e por que é controverso. #impostos #horas extras #mercado de trabalho

Von der FDP vorgeschlagen: Steuerrabatt für Überstunden? Finden Sie heraus, welche Auswirkungen das haben könnte und warum es kontrovers diskutiert wird. #Steuern #Überstunden #Arbeitsmarkt
Proposta do FDP: desconto de imposto para horas extras? Descubra que impacto isso pode ter e por que é controverso. #impostos #horas extras #mercado de trabalho

FDP pede incentivos fiscais para horas extraordinárias

O FDP propôs conceder benefícios fiscais às horas extraordinárias, a fim de fazer face à escassez de mão-de-obra na Alemanha. Esta medida prevê um número limitado de horas extraordinárias e os correspondentes prémios a serem isentos de imposto. Os sindicatos criticaram a proposta, enquanto o economista David Stadelmann, da Universidade de Bayreuth, acredita que a ideia faz sentido.

A proposta do FDP é recebida com reações diversas. A líder da DGB, Yasmin Fahimi, descreveu-a como uma “ideia maluca”, pois poderia potencialmente levar ao deslocamento do trabalho a tempo inteiro e a uma distribuição desigual do trabalho. O líder do FDP, Christian Lindner, defendeu a proposta e enfatizou que ela se destina especialmente a pessoas que têm um mini-emprego além do trabalho a tempo inteiro.

Um possível incentivo fiscal para horas extraordinárias, conforme descrito pelo economista Stadelmann, poderia aumentar a disponibilidade global de mão-de-obra e aliviar a escassez de mão-de-obra. A introdução de subsídios para horas extraordinárias a partir de um determinado número de horas de trabalho por semana poderia ser um modelo implementado com base na Áustria, onde os prémios de horas extraordinárias são apenas parcialmente tributados.

No entanto, o desconto fiscal para horas extras também traz riscos. Poderia resultar em benefícios apenas para os trabalhadores a tempo inteiro, uma vez que a mudança para o trabalho a tempo parcial e depois o trabalho extraordinário com imposto diferido se torna mais atraente para outros trabalhadores. Ao mesmo tempo, existe o risco de o recrutamento de jovens talentos para as empresas e o emprego feminino diminuir.

A discussão sobre horas extraordinárias com privilégios fiscais faz parte de uma abordagem mais ampla para contrariar a escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha. Além desta medida, há esforços para facilitar a imigração de 1,5 milhões de trabalhadores qualificados por ano e para motivar os trabalhadores mais velhos a permanecerem mais tempo na sua vida activa. Entre outras coisas, isto destina-se a ajudar a aliviar a carga sobre o sistema de pensões, que sofre cada vez mais com as alterações demográficas.