Má conduta no sistema de saúde: bilhões em danos causados por fraudes
Um relatório da AOK Rheinland/Hamburgo revela má conduta no sector farmacêutico. A fraude causou milhões de dólares em danos. Solicita estudos de campo escuro.

Má conduta no sistema de saúde: bilhões em danos causados por fraudes
O relatório da AOK Rheinland/Hamburgo mostra que as áreas de serviços farmacêuticos e de curativos foram particularmente afetadas por atividades fraudulentas. Com danos que ascenderam a cerca de 3,5 milhões de euros, esta área foi responsável pela maior parte dos danos totais. Além dos prestadores de serviços, terceiros também podem atuar no setor farmacêutico e tentar obter determinados medicamentos através de receitas falsas. Os cuidados de saúde ao domicílio também foram afetados por comportamentos fraudulentos, causando prejuízos de cerca de 1 milhão de euros.
Nos últimos dois anos, a AOK Rheinland/Hamburgo comunicou um total de 1.485 casos de má conduta, dos quais 669 casos são novos deste período. Os restantes casos já eram conhecidos e estão em tramitação ou em curso processo-crime. Em comparação com anos anteriores, o fundo investigou um total de mais 72 casos.
Não só o número de casos de fraude na área da saúde aumentou nos últimos dois anos, como os crimes também estão a tornar-se cada vez mais complexos. O CEO, Günter Wältermann, enfatiza a necessidade de medidas eficazes para combater esta forma de crime do colarinho branco. Há apelos à criação de unidades policiais e judiciárias especializadas para investigar adequadamente os casos denunciados.
Os presidentes do conselho de administração da AOK Rheinland/Hamburg, Wolfgang Ropertz e Günter Roggenkamp, reiteram o apelo à realização de estudos de campo obscuro, a fim de descobrir as reais dimensões dos casos de má conduta no sistema de saúde. Deve-se notar que os casos conhecidos provavelmente representam apenas a ponta do iceberg e mais estudos científicos são necessários para abordar adequadamente esta questão.(userData)