Especialista financeiro analisa a posição de Scholz em relação às pensões: aumentar a idade de reforma ou criar melhores perspetivas de emprego?
De acordo com um relatório de www.fr.de, Olaf Scholz rejeita o aumento da idade de reforma e, em vez disso, apela a melhores perspectivas de emprego para os candidatos mais velhos. Numa discussão do Heilbronn Voice, o chanceler Olaf Scholz se manifestou contra o aumento da idade de aposentadoria, mas enfatizou que não haveria objeções se alguém quisesse continuar trabalhando. Em vez disso, ele pediu a melhoria das perspectivas de emprego para pessoas com idade entre 58 e 62 anos que procuram trabalho. A discussão sobre a idade de reforma voltou a ganhar destaque quando os economistas sugeriram ajustar a idade de reforma à esperança de vida. Eles propõem um aumento moderado de um ano a cada...

Especialista financeiro analisa a posição de Scholz em relação às pensões: aumentar a idade de reforma ou criar melhores perspetivas de emprego?
De acordo com um relatório de www.fr.de,
Olaf Scholz rejeita o aumento da idade de reforma e, em vez disso, apela a melhores perspectivas de emprego para os candidatos mais velhos. Numa discussão do Heilbronn Voice, o chanceler Olaf Scholz se manifestou contra o aumento da idade de aposentadoria, mas enfatizou que não haveria objeções se alguém quisesse continuar trabalhando. Em vez disso, ele pediu a melhoria das perspectivas de emprego para pessoas com idade entre 58 e 62 anos que procuram trabalho.
A discussão sobre a idade de reforma voltou a ganhar destaque quando os economistas sugeriram ajustar a idade de reforma à esperança de vida. Eles propõem um aumento moderado de um ano a cada 20 anos a partir de 2031. No entanto, o Ministro Federal do Trabalho, Hubertus Heil, também rejeitou a sugestão dos economistas e enfatizou que a idade média real de entrada deveria ser aumentada dos atuais 64,2 anos.
Além disso, importa referir que a idade de reforma na Alemanha já está a aumentar gradualmente de 65 para 67 anos. Pessoas nascidas depois de 1964 têm idade normal de aposentadoria de 67 anos.
A rejeição de um aumento da idade de reforma por parte de Scholz e Heil, bem como o aumento gradual da idade de reforma que já está em curso, podem significar que a política de pensões na Alemanha permanece conservadora por enquanto. Uma expectativa de vida moderadamente crescente. Isto poderia contribuir para uma base de planeamento estável para a provisão de pensões e para a política de pensões e minimizar potenciais incertezas.
Leia o artigo fonte em www.fr.de