Especialista financeiro alerta: ataques de cryptojacking em sistemas em nuvem causam altos custos operacionais
De acordo com um relatório de www.golem.de, um homem de 29 anos foi preso na cidade ucraniana de Mykolaiv por supostamente roubar mais de US$ 2 milhões em criptomoedas por meio de ataques de cryptojacking em sistemas em nuvem. Acredita-se que o suspeito seja o principal ator por trás de uma operação generalizada de criptojacking. Diz-se que ele infectou os servidores de uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo com malware e utilizou indevidamente mais de um milhão de máquinas virtuais para minerar criptomoedas. Cryptojacking é uma ameaça cibernética na qual os invasores usam o poder computacional de sistemas de terceiros para minerar criptomoedas. Ambientes de computação em nuvem são considerados alvos atraentes para tais ataques devido ao seu maior poder computacional. No entanto, a mineração de criptografia vale a pena...

Especialista financeiro alerta: ataques de cryptojacking em sistemas em nuvem causam altos custos operacionais
De acordo com um relatório de www.golem.de, um homem de 29 anos foi preso na cidade ucraniana de Mykolaiv por supostamente roubar mais de US$ 2 milhões em criptomoedas por meio de ataques de cryptojacking em sistemas em nuvem. Acredita-se que o suspeito seja o principal ator por trás de uma operação generalizada de criptojacking. Diz-se que ele infectou os servidores de uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo com malware e utilizou indevidamente mais de um milhão de máquinas virtuais para minerar criptomoedas.
Cryptojacking é uma ameaça cibernética na qual os invasores usam o poder computacional de sistemas de terceiros para minerar criptomoedas. Ambientes de computação em nuvem são considerados alvos atraentes para tais ataques devido ao seu maior poder computacional. No entanto, a criptomineração nestes sistemas não é economicamente vantajosa, uma vez que os custos operacionais para os operadores de servidores são geralmente muito superiores aos rendimentos dos atacantes. Como resultado, os proprietários das contas na nuvem comprometidas recebem contas altas e ficam com os prejuízos.
A detenção do suspeito e a subsequente cooperação entre as autoridades ucranianas, a Europol e um fornecedor de serviços de computação em nuvem mostram que as autoridades estão a tomar medidas para combater tais atividades criminosas. Os utilizadores e fornecedores de nuvens devem proteger-se contra ataques de cryptojacking através de práticas de segurança comuns, incluindo controlos de acesso eficazes, monitorização contínua de atividades suspeitas, utilização de ferramentas de segurança e instalação regular das atualizações de segurança mais recentes. Estas medidas podem ajudar a minimizar o impacto dos ataques de cryptojacking e garantir a segurança em ambientes de computação em nuvem.
Leia o artigo fonte em www.golem.de