Especialista financeiro adverte: Os cortes nas pensões por parte do governo dos semáforos põem em perigo a confiança e o financiamento da pensão legal.
De acordo com um relatório de www.ruhr24.de, as actuais medidas de austeridade do governo dos semáforos estão a causar descontentamento entre a população. De acordo com uma decisão do gabinete sobre o orçamento federal para 2024, o fundo de pensões será onerado em 600 milhões de euros. Isto leva a críticas do Seguro de Pensões Alemão (DRV) e da associação social VDK. A DRV alerta para uma perda de confiança na pensão legal e para um possível encargo financeiro adicional para segurados e empregadores. A presidente do VDK, Verena Bentele, critica duramente o governo e vê em risco a confiança numa pensão de longo prazo, estável e segura. Os cortes nas pensões e o acesso aos fundos de pensões podem ter efeitos de longo alcance. Os cortes planejados totalizam...

Especialista financeiro adverte: Os cortes nas pensões por parte do governo dos semáforos põem em perigo a confiança e o financiamento da pensão legal.
De acordo com um relatório de www.ruhr24.de,
As actuais medidas de austeridade do governo dos semáforos estão a causar descontentamento entre a população. De acordo com uma decisão do gabinete sobre o orçamento federal para 2024, o fundo de pensões será onerado em 600 milhões de euros. Isto leva a críticas do Seguro de Pensões Alemão (DRV) e da associação social VDK. A DRV alerta para uma perda de confiança na pensão legal e para um possível encargo financeiro adicional para segurados e empregadores. A presidente do VDK, Verena Bentele, critica duramente o governo e vê em risco a confiança numa pensão de longo prazo, estável e segura.
Os cortes nas pensões e o acesso aos fundos de pensões podem ter efeitos de longo alcance. Os cortes previstos totalizam mais de 6,8 mil milhões de euros, pondo em perigo a estabilidade a longo prazo do financiamento das pensões. Um encargo financeiro adicional para os segurados e os empregadores poderia levar a uma redução do poder de compra e afetar os gastos dos consumidores. Isto também poderia ter um impacto negativo no desenvolvimento económico do país.
As críticas ao governo também podem minar a confiança da população nos decisores políticos e a estabilidade do sistema de pensões como um todo. Isto poderia levar à perda de aprovação e apoio político ao governo dos semáforos. A incerteza quanto à estabilidade a longo prazo das pensões também poderá levar a um aumento da prestação privada, uma vez que os cidadãos poderão ter menos confiança no seguro de pensões do Estado.
As decisões ou decisões semelhantes também podem levar a uma mudança no cenário político e influenciar a opinião pública sobre os partidos. O governo semáforo enfrenta assim o desafio de garantir o financiamento do orçamento de 2024 sem pôr em perigo a confiança no seguro de pensões e em todo o sistema de segurança social.
Leia o artigo fonte em www.ruhr24.de