Preocupações financeiras: Uma em cada cinco pessoas na Áustria quase não tem reservas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uma análise da situação financeira dos austríacos em 2025: incidentes, reservas e opções de financiamento comuns.

Preocupações financeiras: Uma em cada cinco pessoas na Áustria quase não tem reservas!

Para muitos austríacos, a virada do ano traz consigo novos projetos e resoluções. Temas como mais ordem no guarda-roupa, utilização de uma ficha de fitness ou uma alimentação mais saudável estão frequentemente na lista. Um aspecto fundamental que muitas vezes é esquecido é a situação financeira. Uma pesquisa de Banco da equipe mostra que um em cada cinco austríacos quase não tem reservas para emergências. A proporção de pessoas com menos de 500 euros de poupança caiu de 23% em fevereiro para 19%. Isto sugere que muitas pessoas ainda estão financeiramente vulneráveis.

Muitos entrevistados recorrem a opções de financiamento em casos excepcionais, sendo a compra por conta a opção mais popular. Segundo a pesquisa, 75% dos participantes recorreram a essas ofertas de financiamento em momentos de emergência. Cinco por cento dos inquiridos ainda não têm poupanças. Esses números foram coletados em uma pesquisa online realizada em julho de 2024, envolvendo 1.525 pessoas com idades entre 18 e 79 anos.

Reservas financeiras e sua utilização

Os resultados da pesquisa mostram que 7% dos entrevistados não sabem quanto dinheiro têm à sua disposição em caso de emergência. Além disso, 13% têm poupanças entre 500 e 1.000 euros, enquanto 14% pouparam mais de 1.000 euros. Além disso, 25% dos participantes reservaram 5.000 euros ou mais. Os empréstimos parcelados e os descobertos são utilizados, cada um, por 27% dos entrevistados. 60% afirmam que só recorrem a esses empréstimos em situações de emergência.

Christian Polenz, CEO do Teambank, disse que os elevados aumentos de preços e as condições económicas incertas estão a perturbar muitas pessoas. A pesquisa destaca a importância de cuidar das próprias finanças e estar preparado para despesas inesperadas, como viena.at relatado.