Crise financeira em Burgenland: 30 comunidades lutam pela sobrevivência!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

30 municípios de Burgenland têm de consolidar as suas finanças. Os prefeitos estão pedindo poupanças para garantir a solvência.

Crise financeira em Burgenland: 30 comunidades lutam pela sobrevivência!

Na Áustria, 30 municípios de Burgenland enfrentam o desafio de consolidar as suas finanças. Estas comunidades não estão insolventes, mas necessitam de medidas urgentes para colocar os seus orçamentos em ordem. O prefeito Andreas Kacsits, de Deutschkreutz, identificou uma necessidade de poupança de pelo menos 100.000 euros, enquanto o seu colega Christian Balogh, de Nikitsch, fala em 60.000 euros. Esses números ilustram a urgência da situação.

O quadro jurídico estipula que é necessário um conceito de consolidação orçamental quando são atingidos os empréstimos de dinheiro máximos permitidos. Este deverá ser aprovado pelo órgão de fiscalização estadual, com prazo máximo de dez anos para atingir o equilíbrio orçamentário. Balogh está confiante de que a consolidação poderá ser concluída este ano. Já Kacsits aguarda uma reunião com um especialista da holding estatal que oferecerá suporte gratuito.

Dificuldades financeiras e ceticismo

Embora Peter Pohl, presidente dos magistrados de Burgenland, tenha pintado um quadro sério da situação financeira e afirmado que algumas comunidades já não seriam capazes de pagar salários, esta conclusão é negada pelas autoridades responsáveis ​​no país. No entanto, Pohl mantém a sua afirmação de que vários municípios estão em sérias dificuldades financeiras. Calculou poupanças de 200 mil euros para algumas comunidades em torno de Antau, mas vê um défice de 900 mil euros.

Pohl vê com ceticismo a reforma administrativa, que é discutida como uma medida de poupança no pacto governamental vermelho-verde. Segundo ele, a consolidação só poderá ser alcançada através de medidas rigorosas de poupança e de uma visão realista da situação financeira dos municípios.

Propostas de consolidação para apoiar

As propostas de consolidação dos orçamentos locais partem de uma análise e avaliação abrangente desenvolvida pelas associações estaduais da Associação de Contribuintes. Estas sugestões são complementadas por recomendações dos ministérios do interior e dos institutos municipais de auditoria. O objetivo deste aconselhamento é encorajar os membros dos parlamentos locais a acompanhar criticamente as propostas do conselho e de resolução e a esclarecer questões fundamentais, como o cumprimento dos requisitos para o início da construção ou a conclusão do planeamento.

Algumas das propostas específicas de consolidação cobrem tópicos importantes, incluindo:

  • Innere Verwaltung
  • Sicherheit und Ordnung
  • Schule und Kultur
  • Kinder, Jugend und Sport
  • Soziales und Senioren
  • Planen, Bauen und Umwelt
  • Wirtschaftsförderung und Tourismus
  • Allgemeine Finanzwirtschaft

Estas medidas pretendem não só contribuir para a estabilidade financeira dos municípios, mas também criar espaço para discussões e considerações de poupança no local. Assim, são incentivadas oportunidades para promover e apoiar as comunidades afectadas.

Os actuais desenvolvimentos nos municípios de Burgenland mostram como é importante desenvolver estratégias claras para a consolidação financeira. [Kurier] relata que trabalhar com especialistas e implementar medidas de poupança será fundamental para o sucesso destes esforços. Mais informações sobre propostas de consolidação podem ser encontradas no [site da Associação de Contribuintes].