Aeroporto de Zurique espera número recorde de passageiros – as viagens para os EUA estão em alta!
O Aeroporto de Zurique espera um número recorde de passageiros em 2025 e relata o impacto das ameaças alfandegárias dos EUA nas viagens.
Aeroporto de Zurique espera número recorde de passageiros – as viagens para os EUA estão em alta!
O Aeroporto de Zurique regista um aumento acentuado no número de passageiros e tem grandes expectativas para o ano em curso. O chefe da empresa, Lukas Brosi, expressou otimismo com a evolução da demanda, principalmente no que diz respeito às viagens aos EUA. Apesar das ameaças tarifárias do governo dos EUA, Brosi acredita que os viajantes farão as viagens planejadas para os EUA. No entanto, os viajantes que renunciam a uma viagem aos Estados Unidos tendem a escolher destinos alternativos. Esta dinâmica leva o operador aeroportuário a acreditar que a procura de serviços em Zurique continuará elevada.
Antecipadamente, Brosi prevê um recorde de 32 milhões de passageiros para 2025, o que ficaria acima do recorde anterior de 31,5 milhões de 2019. O próximo negócio de verão é destacado como crucial para o número de passageiros. As operações durante as férias da Páscoa já decorreram bem, mostrando que o aeroporto está bem preparado para os desafios que se avizinham.
O número de passageiros quase atinge os níveis pré-Corona
A ocupação dos assentos aumentou 2,5 pontos percentuais, para 80,6% em 2024, o que pode ser atribuído a aeronaves maiores e à melhor utilização. O aeroporto estava diretamente ligado a 198 cidades em 74 países por 68 companhias aéreas em 2024. Os destinos mais visitados incluíram metrópoles europeias como Londres, Berlim e Amesterdão, bem como destinos intercontinentais como Nova Iorque, Dubai e Banguecoque.
Projetos e desafios de longo prazo
Além disso, Brosi destaca os projectos de infra-estruturas em curso, como a conclusão da infra-estrutura em Noida, perto de Deli, onde estão previstos os primeiros voos de carga e passageiros em 2025. Ele salienta que este projecto está concebido para durar 40 anos e, portanto, é de longo prazo por natureza. Brosi também expressa otimismo sobre as próximas discussões sobre taxas no outono, uma vez que as taxas no Aeroporto de Zurique não foram ajustadas desde 2016. Ele vê a necessidade de ação, dado o aumento do número de passageiros e o aumento dos custos.
Um dos maiores desafios continua a ser garantir uma força de trabalho suficiente no setor da aviação. As restrições políticas e regulamentares também são consideradas problemáticas. No que diz respeito ao prestigiado projeto “The Circle” no aeroporto, Brosi manifesta satisfação, ainda que a procura no setor retalhista seja inferior ao esperado. No entanto, a indústria da restauração está a revelar-se um factor estável e, apesar de uma taxa de vacância de 10 por cento, ele continua a acreditar nas perspectivas de longo prazo do projecto.
A participação do Aeroporto de Zurique foi temporariamente 0,70% superior, para CHF 228,80, o que sublinha ainda mais o clima positivo em torno do aeroporto. A situação meteorológica no Aeroporto de Zurique continua promissora, tanto a curto como a longo prazo.
Mais detalhes e uma análise abrangente do desempenho empresarial em 2024 serão apresentados em 7 de março de 2025, alimentando ainda mais o entusiasmo sobre os desenvolvimentos futuros. Enquanto o aeroporto faz todos os preparativos, os responsáveis e os viajantes olham para o futuro com otimismo.