Frankfurt a caminho dos autocarros livres de emissões: Diesel apesar da mudança?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Frankfurt está a planear autocarros livres de emissões até 2029. A mudança para autocarros eléctricos e novos autocarros a diesel destina-se a melhorar o tráfego.

Frankfurt plant bis 2029 emissionsfreie Busse. Umstellung auf Elektrobusse und neue Dieselbusse sollen den Verkehr verbessern.
Frankfurt está a planear autocarros livres de emissões até 2029. A mudança para autocarros eléctricos e novos autocarros a diesel destina-se a melhorar o tráfego.

Frankfurt a caminho dos autocarros livres de emissões: Diesel apesar da mudança?

A cidade de Frankfurt am Main está a prosseguir uma conversão abrangente do seu transporte por autocarro para alternativas mais ecológicas. Como parte desta iniciativa, a cidade planeia utilizar apenas autocarros com emissões zero até ao final de 2029, a fim de se aproximar dos seus objetivos climáticos. Para apoiar esta mudança, a empresa municipal In-der-City-Bus (ICB) colocou em funcionamento 69 novos autocarros a diesel, mas estes trazem desafios adicionais.

As actuais falhas nas linhas ICB são um grande problema, uma vez que a empresa tem uma elevada taxa de falhas em comparação com outras empresas de transporte. O envelhecimento da frota é apontado como a principal causa destes problemas, tendo um terço da frota já ultrapassado a sua vida útil. O ICB já adquiriu 17 autocarros usados ​​para aumentar a estabilidade operacional, mas alguns destes veículos têm apenas duas portas e por isso são utilizados em rotas menos frequentadas.

Mudanças planejadas e desenvolvimentos adicionais

Um novo depósito para ônibus elétricos em Römerhof ainda não foi concluído a tempo. A cidade está, portanto, a planear transferir o depósito para Rödelheim, a fim de garantir infraestruturas de carregamento suficientes. Já foi assinado um contrato de ligação à rede para um cabo eléctrico de 12 megawatts e o pedido de construção do novo depósito deverá ser apresentado em 2025. A mudança está prevista para o final de 2028.

Frankfurt tem buscado a eletrificação consistente do transporte urbano por ônibus desde 2018. De acordo com informações de icb-ffm.de O setor dos transportes de Frankfurt tornar-se-á agora mais amigo do ambiente graças à eletrificação, enquanto mais três rotas de autocarros serão convertidas para uma operação localmente livre de emissões. O Ministério Federal do Meio Ambiente disponibiliza 7,81 milhões de euros para esta mudança. A cidade não está apenas a eletrificar as linhas 33 e 37, mas também a introduzir 11 novos autocarros elétricos no transporte urbano. A utilização de autocarros eléctricos e com células de combustível resulta numa redução significativa das emissões de CO2 e NOx.

Wolfgang Siefert, chefe do departamento de mobilidade, descreve a introdução dos novos autocarros a diesel como uma solução provisória pragmática, à medida que a cidade continua a manter o seu objectivo de tornar a frota de autocarros mais amiga do ambiente. A entrega dos novos ônibus a diesel está prevista para meados de 2026.