Companhias de seguros de saúde legais em dificuldades: Contribuições adicionais mais altas são iminentes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Aqueles com seguro de saúde legal enfrentarão contribuições adicionais mais elevadas em 2025. As companhias de seguros de saúde enfrentam dificuldades financeiras e falta de reservas.

Companhias de seguros de saúde legais em dificuldades: Contribuições adicionais mais altas são iminentes!

Na Alemanha, os pacientes legalmente segurados podem enfrentar contribuições adicionais mais elevadas. A atual situação financeira das seguradoras de saúde suscita preocupações Revista Médica relatado. De acordo com o Handelsblatt e o Gabinete Federal de Segurança Social (BAS), os problemas são significativos: no final de 2024, os activos financeiros de 45 das 58 companhias de seguros de saúde supra-regionais representavam menos de 20 por cento das despesas mensais. O que é preocupante é que 22 destas companhias de seguros de saúde já não têm reservas.

A taxa geral de contribuição, fixada por lei, é atualmente de 14,6 por cento dos rendimentos sujeitos a contribuições. As contribuições adicionais variam dependendo da seguradora de saúde e giram em média em torno de 2,5 por cento. No corrente ano, seis companhias de seguros de saúde já aumentaram as suas taxas de contribuição adicional, e são esperados novos aumentos. Para evitar estrangulamentos financeiros, muitas companhias de seguros de saúde aumentaram as suas contribuições adicionais na viragem do ano, a fim de acumularem activos.

Medidas políticas e desafios financeiros

O Ministério Federal da Saúde (BMG) está considerando medidas para apoiar o seguro de saúde legal (GKV) e o seguro social de cuidados de longa duração (SPV). Existe atualmente uma necessidade de financiamento de cerca de 6 mil milhões de euros em seguros de cuidados de enfermagem desde a época da pandemia corona e de cerca de 10 mil milhões de euros para os custos de cuidados dos beneficiários de benefícios dos cidadãos. Ministério Federal da Saúde observado.

Devido a este encargo financeiro, a oposição é obrigada a alertar. Os políticos da oposição manifestam preocupação de que uma possível injecção de 16 mil milhões de euros no GKV e no SPV não deva ser financiada por dívida. Paula Piechotta, dos Verdes, sublinha que alerta contra a apropriação indébita de dívida por parte do Ministro Federal das Finanças.

Visão geral do financiamento de contribuições para pensionistas

As contribuições para o seguro de saúde dos pensionistas sujeitos ao seguro de pensões provêm de várias fontes. Os pensionistas pagam estas contribuições tanto a partir do seguro de pensão legal como de benefícios de pensão, tais como pensões de empresas e rendimentos de trabalhadores independentes. Metade da contribuição é suportada pelos pensionistas e pela seguradora de pensões.

Os beneficiários de uma pensão legal de orfandade ou de prestações comparáveis ​​também estão isentos de contribuições dentro de determinados limites de idade. Por outro lado, para os pensionistas segurados voluntariamente, são considerados todos os rendimentos utilizados para o cálculo das contribuições. Isto inclui pensões, pagamentos de pensões e rendimentos de trabalhadores independentes, enquanto os pensionistas com pensões empresariais mais elevadas apenas pagam contribuições sobre o valor dos seus rendimentos que exceda o subsídio até 187,25 euros por mês.

Dadas estas condições gerais, a futura situação financeira do seguro de saúde legal e do seguro social de cuidados de longa duração continua a ser vista com cepticismo. A evolução em torno das contribuições adicionais e do apoio financeiro do governo poderá ser crucial para a estabilidade do sistema de saúde na Alemanha.