Pensão legal: Verificação de fatos sobre o valor real da pensão e a pressão crescente sobre a provisão de pensões - um especialista financeiro explica!
De acordo com reportagem de amp2.wiwo.de, há grandes discussões sobre a pensão legal e seu valor. A co-líder do Partido Verde, Ricarda Lang, causou recentemente polêmica ao estimar incorretamente o valor da pensão média. Na verdade, segundo dados de 2022, a pensão média bruta é de apenas 1.550 euros. Além disso, apenas 16 por cento dos beneficiários do sexo masculino recebem uma pensão superior a 1.800 euros e apenas 2,5 por cento das mulheres recebem uma pensão tão elevada. Isto mostra quão raras são realmente as pensões legais elevadas. Além disso, especialmente os baby boomers irão reformar-se nos próximos anos, enquanto a geração mais jovem não será capaz de o fazer na mesma medida...

Pensão legal: Verificação de fatos sobre o valor real da pensão e a pressão crescente sobre a provisão de pensões - um especialista financeiro explica!
De acordo com reportagem de amp2.wiwo.de, há grandes discussões sobre a pensão legal e seu valor. A co-líder do Partido Verde, Ricarda Lang, causou recentemente polêmica ao estimar incorretamente o valor da pensão média. Na verdade, segundo dados de 2022, a pensão média bruta é de apenas 1.550 euros. Além disso, apenas 16 por cento dos beneficiários do sexo masculino recebem uma pensão superior a 1.800 euros e apenas 2,5 por cento das mulheres recebem uma pensão tão elevada. Isto mostra quão raras são realmente as pensões legais elevadas.
Além disso, especialmente os baby boomers irão reformar-se nos próximos anos, enquanto a geração mais jovem não estará disponível na mesma medida que as pessoas empregadas e os contribuintes de pensões. Isto coloca o financiamento da pensão legal sob pressão. Prevê-se que o nível das pensões caia de 57 por cento em 1957 para cerca de 41 por cento em 2034. De acordo com o relatório do seguro de pensões de 2023, a pensão legal contribui apenas com 60 por cento do rendimento da reforma. Isto deixa claro que a provisão para a velhice apenas através da pensão legal não será suficiente.
Estes factos mostram que a pensão legal está a sofrer um declínio gradual e provavelmente não será suficiente para garantir padrões de vida na velhice no futuro. A prestação privada e as prestações adicionais de segurança na velhice estão, portanto, a tornar-se cada vez mais importantes para garantir a segurança financeira na velhice.
Leia o artigo fonte em amp2.wiwo.de