Seguro de saúde legal em ascensão: excedente de 1,8 mil milhões de euros e produtos farmacêuticos como chave!
Ministério Federal da Saúde publica excedente legal de seguro de saúde de 1,8 mil milhões de euros para o primeiro trimestre de 2025; Importância do fornecimento de medicamentos sublinhada.
Seguro de saúde legal em ascensão: excedente de 1,8 mil milhões de euros e produtos farmacêuticos como chave!
O Ministério Federal da Saúde (BMG) publicou recentemente a situação financeira das companhias estatutárias de seguros de saúde (GKV) para o primeiro trimestre de 2025. Assim, as caixas registaram um excedente de 1,8 mil milhões de euros. Isto indica uma evolução positiva, mas alerta Pharma Deutschland e.V. de tirar conclusões precipitadas muito rapidamente. A diretora-geral da Pharma Germany, Dorothee Brakmann, apela à necessidade de um diálogo com a indústria, a fim de garantir a estabilização a longo prazo do sistema legal de seguro de saúde.
As despesas legais com seguros de saúde estão a aumentar principalmente devido ao progresso médico e às mudanças na estrutura populacional. Embora os indicadores financeiros pareçam actualmente encorajadores, a percentagem dos produtos farmacêuticos nas despesas totais permanece estável. Os medicamentos prescritos desempenham um papel crucial, pois aliviam a carga dos hospitais e reduzem os custos do tratamento hospitalar. Isto é visto como uma contribuição positiva para a saúde. Brakmann enfatiza que os medicamentos ajudam a reduzir o peso das doenças e a evitar hospitalizações.
Reformas estruturais necessárias
Contudo, a situação actual exige uma política de reforma abrangente no sistema de saúde. As reformas devem centrar-se particularmente na cobertura financiada pelos impostos de benefícios não relacionados com seguros. Farmacêutica Alemanha apela a que os medicamentos sejam vistos não apenas como um factor de custo, mas também como uma oportunidade de crescimento económico. A indústria não é apenas responsável pelos cuidados de saúde, mas também contribui para o fortalecimento da economia.
Pharma Deutschland e.V., a maior associação da indústria farmacêutica da Alemanha, representa cerca de 400 empresas e emprega cerca de 80.000 pessoas. Estas empresas asseguram o fornecimento de medicamentos na Alemanha, fornecendo quase 80% dos medicamentos vendidos sem receita médica e dois terços dos medicamentos sujeitos a receita médica, bem como uma grande proporção de dispositivos médicos.
Dada a situação financeira estável do GKV nos primeiros meses do ano, os próximos meses serão cruciais para o desenvolvimento do sistema de saúde. Será importante desenvolver estratégias que melhorem tanto a estabilidade financeira como a qualidade dos cuidados de saúde.