Ouro como um investimento sólido: aumento do preço do ouro devido a guerras e inflação

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Para muitos, o ouro é considerado um investimento sólido, pelo menos a longo prazo. No curto prazo, este ano, subiu acentuadamente para mais de 2.050 dólares por onça troy em Maio - e caiu novamente para 1.820 dólares no início de Outubro. Desde a guerra Israel-Gaza, os preços do ouro voltaram a subir acentuadamente. As guerras em Israel e na Ucrânia estão a fazer subir o preço do ouro. Qualquer pessoa que possua barras e moedas há cinco anos, por exemplo, pode esperar um aumento de cerca de metade no valor – e até mesmo isenção de impostos. Em dez anos, o preço do ouro quase quintuplicou, de modo que uma minúscula barra de 50 gramas do metal precioso...

Gold gilt für viele als solide Geldanlage, zumindest langfristig. Kurzfristig ging es in diesem Jahr schon stark nach oben bis über 2.050 Dollar pro Feinunze im Mai – und wieder stark abwärts bis auf 1.820 Dollar Anfang Oktober. Seit dem Israel-Gaza-Krieg geht es nun wieder steil aufwärts mit den Goldnotierungen. Kriege in Israel und der Ukraine treiben Goldpreis nach oben Wer zum Beispiel Barren und Münzen seit fünf Jahren besitzt, kann sich über einen Wertzuwachs um rund die Hälfte freuen – und das sogar steuerfrei. In zehn Jahren hat sich der Goldpreis fast verfünffacht, sodass ein winziger 50-Gramm-Barren des Edelmetalls …
Para muitos, o ouro é considerado um investimento sólido, pelo menos a longo prazo. No curto prazo, este ano, subiu acentuadamente para mais de 2.050 dólares por onça troy em Maio - e caiu novamente para 1.820 dólares no início de Outubro. Desde a guerra Israel-Gaza, os preços do ouro voltaram a subir acentuadamente. As guerras em Israel e na Ucrânia estão a fazer subir o preço do ouro. Qualquer pessoa que possua barras e moedas há cinco anos, por exemplo, pode esperar um aumento de cerca de metade no valor – e até mesmo isenção de impostos. Em dez anos, o preço do ouro quase quintuplicou, de modo que uma minúscula barra de 50 gramas do metal precioso...

Ouro como um investimento sólido: aumento do preço do ouro devido a guerras e inflação

Gold gilt für viele als solide Geldanlage, zumindest langfristig. Kurzfristig ging es in diesem Jahr schon stark nach oben bis über 2.050 Dollar pro Feinunze im Mai – und wieder stark abwärts bis auf 1.820 Dollar Anfang Oktober. Seit dem Israel-Gaza-Krieg geht es nun wieder steil aufwärts mit den Goldnotierungen.

Guerras em Israel e na Ucrânia aumentam os preços do ouro

Por exemplo, qualquer pessoa que possua barras e moedas durante cinco anos pode esperar um aumento no valor de cerca de metade - e até mesmo isenção de impostos. Em dez anos, o preço do ouro quase quintuplicou, de modo que uma pequena barra de 50 gramas deste metal precioso vale agora cerca de 3.000 euros. Isso parece muito e actualmente deve-se aos acontecimentos na Ucrânia e no Médio Oriente. Será que um sucesso tão sensacional pode ser repetido a longo prazo?

Investir em ouro: “A tendência é sua amiga”

Uma certa proporção de investidores, incluindo investidores profissionais em bancos, tende a comprar ouro em tempos de crise. Talvez o façam com a confiança de que outros também o farão, e assim o cálculo parece funcionar durante algum tempo. “A tendência é sua amiga” é o lema dos investidores que, acima de tudo, se ajustam ao comportamento de manada dos outros e, se possível, acompanham a evolução dos preços no mercado amplo.

O preço do ouro também flutua devido ao risco cambial

Também desempenha um papel no preço do ouro se haverá novos aumentos nas taxas de juros que afetariam a taxa de câmbio do dólar americano. Visto deste ponto de vista, o preço do ouro é actualmente impulsionado por uma série de factores especiais, o que o torna particularmente susceptível a flutuações. Como vivemos num país euro e contabilizamos os nossos activos em conformidade, existe sempre um risco cambial na compra do metal precioso, que é negociado em dólares nos principais mercados.

Ouro como proteção contra inflação alta

Atualmente, espera-se que tanto o Banco Central Europeu como a Reserva Federal dos EUA suspendam as taxas de juro. Ao olhar para os mercados bolsistas, também são tidas em conta as expectativas de inflação associadas. Portanto, se a inflação for particularmente elevada e as taxas de juro subirem mais cedo ou mais tarde, este é um ambiente interessante para os investidores em ouro. Muitas pessoas tradicionalmente compram ouro como proteção contra a inflação elevada.

Por outro lado, em tempos de altas taxas de juros, os títulos voltam a gerar retornos significativos, algo que as barras e moedas não conseguem, pois sempre não rendem juros. Contudo, a distribuição de dividendos sobre ações ou os pagamentos anuais de juros sobre obrigações e depósitos bancários são significativos durante um longo período de tempo.

O ouro também é atraente para os bancos centrais

A China, a Rússia e outros países emergentes importantes, em particular, têm comprado cada vez mais barras de ouro nos últimos anos para as utilizar como reservas monetárias. Para eles, o ouro cotado em dólares é mais neutro do que comprar títulos do governo dos EUA. Por exemplo, o ouro destina-se a tornar os países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) mais independentes do acesso dos EUA ao poder, o que de outra forma poderia colocar outros países como o Irão sob pressão com o seu sistema de pagamentos SWIFT.

Na pior das hipóteses, mesmo o ouro não ajuda muito

Se realmente houver um colapso maciço das moedas devido a uma grande crise económica global, que poderá também afectar o dólar, então o ouro já não será de grande ajuda. Na Alemanha é proibido como meio de pagamento pelo Bundesbank e pode não ser aceite pelos vendedores, por exemplo. Surge então a questão de como se deseja pagar as quantias exatas com barras ou moedas sem cair numa economia de escambo. E, finalmente, deve também ter-se em mente que o governo dos EUA já proibiu a propriedade privada de ouro, a fim de simplesmente confiscar o metal precioso para o Estado. Esta proibição foi anunciada pelo presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, em 1933 e é considerada o caso mais conhecido do género.

Conclusão: O ouro pode colmatar crises, mas os investidores devem distribuir o risco

A conclusão seria que o ouro pode fazer sentido para colmatar uma crise nos títulos e nas moedas. Você também pode utilizá-lo para distribuir os riscos do seu portfólio caso já possua outras formas de investimento. Por outro lado, parece demasiado arriscado apostar tudo no ouro devido às flutuações de preços historicamente elevadas. Pelas razões práticas e, não menos importante, jurídicas mencionadas, não parece ser adequado como um substituto completo do numerário ou do dinheiro escritural.

O preço do ouro subiu e caiu acentuadamente no curto prazo, mas voltou a subir acentuadamente desde a guerra Israel-Gaza. O preço do ouro pode ser influenciado por vários factores, incluindo crises geopolíticas como as da Ucrânia e do Médio Oriente. Além disso, o risco cambial desempenha um papel importante, uma vez que o comércio de ouro é realizado em dólares, enquanto na Europa a liquidação é feita em euros. O ouro também pode servir como proteção contra a inflação elevada, visto que muitas vezes é adquirido como proteção em períodos de inflação elevada. No entanto, o ouro também acarreta riscos devido às suas flutuações de preços historicamente elevadas, pelo que é recomendável diversificar a carteira. Além disso, os bancos centrais como a China, a Rússia e outros países emergentes estão a comprar cada vez mais barras de ouro como reservas cambiais.

Impacto potencial:

Die steigenden Goldpreise könnten dazu führen, dass mehr Investoren und Anleger Gold als Geldanlage in Betracht ziehen. Dies könnte zu einer erhöhten Nachfrage nach Gold führen und den Preis weiter in die Höhe treiben. Gleichzeitig könnten geopolitische Unsicherheiten, wie der Konflikt in der Ukraine oder im Nahen Osten, zu einer verstärkten Nachfrage nach Gold als sicherem Hafen führen. Das Wechselkurs-Risiko könnte jedoch auch zu erhöhten Schwankungen des Goldpreises führen.

A crescente procura de ouro também poderá ter impacto na indústria financeira, especialmente nas empresas envolvidas no comércio de barras e moedas de ouro, bem como nas bolsas de ouro. Estas empresas poderiam beneficiar do aumento da procura e gerar lucros mais elevados. Ao mesmo tempo, porém, também poderão estar expostos a riscos acrescidos, uma vez que as flutuações e as incertezas podem influenciar o mercado do ouro.

Cálculo dos impactos:

Es ist schwer, die genauen Auswirkungen auf den Markt oder die Finanzbranche vorherzusagen, da dies von vielen Faktoren abhängt. Jedoch könnte eine erhöhte Nachfrage nach Gold zu einem Anstieg des Goldpreises führen, was positive Effekte für Unternehmen haben könnte, die mit Gold handeln. Die gestiegenen Preise könnten jedoch auch zu verstärkten Schwankungen und Unsicherheiten führen, was sowohl Chancen als auch Risiken birgt.

De acordo com um relatório de www.br.de

Leia o artigo fonte em www.br.de

Para o artigo