Fundo de dificuldades: quem se beneficia e como se inscrever - explica o especialista financeiro
De acordo com um relatório de www.morgenpost.de, existe atualmente a possibilidade de certos pensionistas receberem um pagamento extra através do fundo de dificuldades. Isto afecta particularmente os idosos que vêm da RDA. Porém, a solicitação desse pagamento deve ser feita rapidamente, pois o prazo final é final de janeiro. O fundo de dificuldades foi introduzido pela coligação de semáforos no início do ano passado para compensar os pedidos de pensões pendentes decorrentes da transição de pensões Leste-Oeste. Isto diz respeito, por exemplo, ao pagamento de pensões para mulheres divorciadas na RDA ou a pensões adicionais para vários grupos profissionais. Está disponível um montante de meio bilhão de euros. Certos grupos profissionais e grupos de pessoas do...

Fundo de dificuldades: quem se beneficia e como se inscrever - explica o especialista financeiro
De acordo com um relatório de www.morgenpost.de, existe atualmente a possibilidade de certos pensionistas receberem um pagamento extra através do fundo de dificuldades. Isto afecta particularmente os idosos que vêm da RDA. Porém, a solicitação desse pagamento deve ser feita rapidamente, pois o prazo final é final de janeiro.
O fundo de dificuldades foi introduzido pela coligação de semáforos no início do ano passado para compensar os pedidos de pensões pendentes decorrentes da transição de pensões Leste-Oeste. Isto diz respeito, por exemplo, ao pagamento de pensões para mulheres divorciadas na RDA ou a pensões adicionais para vários grupos profissionais. Está disponível um montante de meio bilhão de euros.
Certos grupos profissionais e pessoais da transição de pensões Leste-Oeste, repatriados tardios e imigrantes judeus da antiga União Soviética são elegíveis. Dependendo do estado federal, os titulares podem receber um pagamento entre 2.500 e 5.000 euros.
Estes pagamentos devem ser solicitados independentemente da “Hardship Fund Foundation” e o prazo para a candidatura é 31 de janeiro de 2024. O prazo original era 30 de setembro do ano passado, mas o prazo foi prorrogado porque relativamente poucas pessoas se tinham candidatado até então.
A introdução do fundo de dificuldades e a prorrogação do prazo de candidatura podem fazer com que mais pessoas descubram a possibilidade de pagamento extra e solicitem o mesmo. Isto pode ajudar a aliviar os encargos financeiros de certos pensionistas e, portanto, também ter um impacto no consumo e na economia. Isto mostra também uma medida do governo para apoiar pensionistas em situações financeiras especiais.
Leia o artigo fonte em www.morgenpost.de