Reunião orçamentária na Saxônia: Ameaça de lacunas e cortes de bilhões de dólares!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O governo da Saxónia está a discutir o orçamento para 2025/2026 em Roßwein e planeia poupanças para um défice de 4,3 mil milhões de euros.

Sachsens Regierung berät über den Etat 2025/2026 in Roßwein, plant Einsparungen bei 4,3 Mrd. Euro Lücke.
O governo da Saxónia está a discutir o orçamento para 2025/2026 em Roßwein e planeia poupanças para um défice de 4,3 mil milhões de euros.

Reunião orçamentária na Saxônia: Ameaça de lacunas e cortes de bilhões de dólares!

Na segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, o governo minoritário saxão reunir-se-á em Roßwein para uma reunião orçamental. A reunião, que terá início às 13h30. à tarde, é o segundo do gênero. Na primeira reunião, na segunda quinzena de janeiro, foi definido o primeiro rumo para o próximo duplo orçamento 2025/2026. A CDU discute o projeto de governo em conjunto com o SPD.

Como parte desse recuo, a minuta deverá ser finalizada até 24 de março e depois entregue ao parlamento estadual. O Estado Livre da Saxónia espera que o orçamento só seja aprovado no verão. Nas discussões é sublinhado que a situação financeira é tensa: o chefe do governo, Michael Kretschmer, aponta os cortes necessários em todas as áreas e descreve o défice orçamental não financiado de cerca de 4,3 mil milhões de euros como um desafio. O governo está a planear medidas para colmatar esta lacuna, incluindo a utilização da reserva de equilíbrio orçamental, a redução dos pagamentos para o fundo de produção e a poupança de pessoal. Os resultados do exame serão apresentados na terça-feira em Roßwein MZ.de relatado.

Orçamento preliminar e gestão econômica

Para mais informações sobre o quadro financeiro para 2025, o Ministério das Finanças do Estado da Saxónia publicou um regulamento administrativo sobre orçamento provisório e gestão económica em 12 de dezembro de 2024. Este regulamento entra em vigor em 1 de janeiro de 2025 e permanece válido até à adoção da Lei Orçamental 2025/2026.

O regulamento estipula que só podem ser efectuadas despesas para instituições legalmente existentes e para medidas já decididas. Gastos com novas instalações só são permitidos se houver obrigação legal. Todas as despesas devem ser necessárias, objetivas e não podem ser adiadas. O montante das despesas também é definido com precisão: por exemplo, até 50% dos fundos podem ser utilizados para despesas ligadas ao plano de pessoal, tais como RevoSax.de explicou. Estes requisitos fazem parte do esforço para respeitar os limites financeiros e garantir uma gestão financeira responsável.