De acordo com um inquérito do DIHK, as taxas de imposto sobre a propriedade na Alemanha estão a aumentar mais na Renânia do Norte-Vestefália e na Saxónia.
Um inquérito actual realizado pela Câmara Alemã de Comércio e Indústria (DIHK) mostrou que um em cada sete municípios na Alemanha aumentou a taxa de tributação do imposto predial este ano. Os estados federais da Renânia do Norte-Vestefália e da Saxónia são particularmente afetados, onde as taxas são, em média, mais elevadas. Numa média nacional, as taxas de avaliação do imposto comercial permaneceram inalteradas, enquanto a taxa de avaliação do imposto predial B aumentou de uma média de 549 por cento no ano anterior para 554 por cento. Este aumento afecta principalmente os municípios mais pequenos que têm de colmatar as suas lacunas de cobertura através de rendimentos adicionais. O imposto sobre a propriedade é uma importante fonte de receitas para cidades e municípios e é por vezes utilizado para reestruturar orçamentos. De acordo com…

De acordo com um inquérito do DIHK, as taxas de imposto sobre a propriedade na Alemanha estão a aumentar mais na Renânia do Norte-Vestefália e na Saxónia.
Um inquérito actual realizado pela Câmara Alemã de Comércio e Indústria (DIHK) mostrou que um em cada sete municípios na Alemanha aumentou a taxa de tributação do imposto predial este ano. Os estados federais da Renânia do Norte-Vestefália e da Saxónia são particularmente afetados, onde as taxas são, em média, mais elevadas. Numa média nacional, as taxas de avaliação do imposto comercial permaneceram inalteradas, enquanto a taxa de avaliação do imposto predial B aumentou de uma média de 549 por cento no ano anterior para 554 por cento. Este aumento afecta principalmente os municípios mais pequenos que têm de colmatar as suas lacunas de cobertura através de rendimentos adicionais. O imposto sobre a propriedade é uma importante fonte de receitas para cidades e municípios e é por vezes utilizado para reestruturar orçamentos.
De acordo com uma pesquisa do DIHK, Saxônia-Anhalt, Saxônia e Turíngia também foram examinadas. Na Saxónia-Anhalt, as taxas de tributação do imposto comercial e predial permanecem quase inalteradas, com excepção da cidade de Burg, onde a taxa de tributação do imposto comercial aumentou de 380 por cento para 389 por cento e a taxa de tributação do imposto predial B foi aumentada de 380 para 424 por cento. Na Saxónia, no entanto, o município de Reichenbach em Vogtland aumentou as taxas de tributação tanto para o imposto comercial como para o imposto predial. O Estado Livre já cobra impostos elevados em todo o país. Na Turíngia, 36 municípios aumentaram a taxa de tributação para um ou mais tipos de impostos reais no primeiro semestre de 2023. Em particular, o imposto comercial foi aumentado em 26 municípios, o que significa impostos mais elevados sobre os lucros para os comerciantes e proporciona aos municípios rendimentos mais elevados.
Este aumento das taxas de liquidação do imposto predial e do imposto comercial pode ter impacto tanto no mercado imobiliário como no sector financeiro. Taxas de avaliação elevadas podem representar um encargo financeiro para os proprietários e, se os custos aumentarem, podem levar à queda da procura no mercado imobiliário. Além disso, cargas fiscais mais elevadas para as empresas podem levar ao aumento dos custos e, portanto, a uma menor vontade de investir. Isto poderá ter um impacto negativo na economia e na situação financeira das comunidades afectadas.
Fonte: De acordo com relatório da www.mdr.de
Leia o artigo fonte em www.mdr.de