As despesas com medicamentos estão a crescer: aumento de 7,7 por cento no primeiro trimestre!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No primeiro trimestre de 2025, os gastos com medicamentos aumentarão 7,7%. O que isso significa para as finanças da GKV?

As despesas com medicamentos estão a crescer: aumento de 7,7 por cento no primeiro trimestre!

A situação financeira do seguro de saúde obrigatório (GKV) é globalmente positiva no primeiro trimestre de 2025, embora com sinais de alerta críticos. Como UP-atualmente relatado, as despesas médicas aumentaram 7,7 por cento. Isto significa que os gastos com medicamentos neste período foram de aproximadamente 3,51 mil milhões de euros, um aumento de 251 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados mais recentes, os medicamentos representam cerca de 4 por cento do total das despesas com seguros de saúde. O maior aumento registou-se na área dos internamentos hospitalares, enquanto os custos administrativos das seguradoras de saúde também apresentaram uma tendência ascendente. As receitas das seguradoras de saúde ascenderam a cerca de 88,3 mil milhões de euros, enquanto as despesas rondaram os 86,5 mil milhões de euros.

Excedentes e reservas financeiras

Nos primeiros três meses de 2025, as 94 seguradoras de saúde alcançaram um excedente de 1,8 mil milhões de euros. Estes números são encorajadores, mas são ofuscados por desenvolvimentos negativos. As reservas financeiras das seguradoras de saúde ascendiam no final de março a cerca de 3,6 mil milhões de euros, o que corresponde a uma média de apenas 0,1 despesas mensais. Esta reserva é apenas metade da reserva mínima legalmente exigida de 0,2 despesas mensais.

No entanto, o Ministério Federal da Saúde (BMG) alerta que os resultados financeiros positivos não são sinal de melhoria da situação financeira do sistema legal de seguro saúde. Isto deixa claro que, apesar de um excedente e de receitas crescentes, a estabilidade a longo prazo continua em risco.

Classificação macroeconômica

A evolução das despesas com medicamentos é um indicador da situação económica global do GKV. De acordo com isso Associação Nacional de Fundos Estatutários de Seguro Saúde A análise dessas despesas e de outras métricas é fundamental para avaliar a saúde do sistema. Sem medidas abrangentes para estabilizar as reservas financeiras, o GKV poderá enfrentar desafios consideráveis. Os custos administrativos e as despesas incorridas no sector da saúde devem, portanto, continuar a ser monitorizados e analisados ​​para garantir uma evolução positiva.