Jogo ilegal na Baviera: os procedimentos estão explodindo – avisa o chefe!
O jogo ilegal na Baviera está em franca expansão. As investigações aumentam rapidamente e os políticos apelam a uma melhor prevenção e educação.
Jogo ilegal na Baviera: os procedimentos estão explodindo – avisa o chefe!
O número de investigações sobre jogos de azar ilegais na Baviera registou um aumento alarmante nos últimos anos. Um total de 1.185 procedimentos foram registados em 2022, um aumento significativo em comparação com os 762 casos em 2021. Em comparação, houve apenas 77 investigações em 2018. Estas estatísticas preocupantes provêm de uma resposta do governo estadual a um pedido dos Verdes no parlamento estadual, que estão a abordar intensamente a questão.
O porta-voz financeiro do parlamento estadual dos Verdes, Tim Pargent, enfatiza que o jogo ilegal não é mais um fenômeno marginal. Ele critica os recursos financeiros e humanos inadequados dos municípios e das autoridades responsáveis pela aplicação da lei. Na sua opinião, o aumento de casos se deve ao trabalho inadequado de prevenção e à falta de proteção aos menores. Pargent pede, portanto, mais dinheiro para controlos, bem como maiores medidas de educação e prevenção, especialmente no sector jovem.
Tendência nacional e aumento do número de casos
Após o desenvolvimento da Baviera, também foi registado um aumento de crimes de jogo ilegal em toda a Alemanha. O número de casos na Baviera mostra uma tendência particularmente clara: de 77 casos em 2019 para 762 casos em 2023, o número aumentou dez vezes. Este dado também vem de uma pergunta parlamentar do Partido Verde do parlamento estadual e é alarmante. Em 2021, foram registados 335 procedimentos na Baviera, enquanto em 2022 já eram 248, o que representa um novo aumento.
O rápido aumento entre 2022 e 2023 é particularmente notável, quando o número de procedimentos triplicou. Pargent observa que esses números de casos estão “nas alturas”. Isto levanta questões sobre a eficácia das medidas actuais para combater o jogo ilegal. Os críticos também se queixam de que o governo do estado não tomou contramedidas numa fase inicial, a fim de levar a sério a protecção dos menores.
reivindicações dos Verdes
O grupo parlamentar Verde formulou diversas demandas ao governo do estado. Isto inclui a necessidade de mais pessoal e melhores equipamentos para as autoridades de investigação a nível estadual e local. Além disso, é necessária uma maior cooperação entre os organismos de ordem pública, a polícia e as autoridades responsáveis pela aplicação da lei. Pargent alerta para os riscos do mercado negro, que põe em perigo grupos particularmente vulneráveis, como os viciados em jogos de azar e os jovens.
Um ponto fundamental é o apelo à realização de campanhas de prevenção e educação para informar o público sobre os perigos do jogo ilegal. O Grupo Verde vê isto como uma medida decisiva para contrariar os desafios cada vez maiores na área do jogo e da criminalidade associada.
A situação na Baviera não é, portanto, apenas um problema local, mas parte de uma tendência nacional mais ampla que exige medidas urgentes para proteger a população e garantir o bom funcionamento do jogo.
Para mais informações sobre o tema você pode ler os relatórios Jornal estatal da Baviera bem como o Jornal do sul da Alemanha ver.