Cada vez mais pessoas solicitam uma pensão aos 63 anos, após 45 anos de trabalho – novos números mostram o aumento acentuado.
Aposentar-se mais cedo e sem deduções: Qualquer pessoa que tenha pago o seguro de pensão há 45 anos pode solicitar uma “pensão aos 63”. Novos números mostram: Cada vez mais pessoas estão fazendo isso. O número de pedidos de pensão sem descontos após 45 anos de trabalho aumentou acentuadamente nos primeiros nove meses de 2023. Até ao final de setembro já tinham havido 245.289 novos pedidos de “pensão aos 63”, como noticiou no sábado o jornal “Bild”, citando números do Seguro de Pensões alemão. Isso é 16,8% a mais que no mesmo período do ano passado (210.062) e quase tanto quanto em todo o ano de 2015. O aumento é...

Cada vez mais pessoas solicitam uma pensão aos 63 anos, após 45 anos de trabalho – novos números mostram o aumento acentuado.
Aposentar-se mais cedo e sem deduções: Qualquer pessoa que tenha pago o seguro de pensão há 45 anos pode solicitar uma “pensão aos 63”. Novos números mostram: Cada vez mais pessoas estão fazendo isso.
O número de pedidos de pensão sem descontos após 45 anos de trabalho aumentou acentuadamente nos primeiros nove meses de 2023. Até ao final de setembro já tinham havido 245.289 novos pedidos de “pensão aos 63”, como noticiou no sábado o jornal “Bild”, citando números do Seguro de Pensões alemão. Isto é 16,8% a mais do que no mesmo período do ano passado (210.062) e quase tanto quanto em todo o ano de 2015.
Segundo o seguro de pensões, o aumento deve-se, entre outras coisas, ao facto de cada vez mais funcionários da geração baby boomer estarem a atingir a idade da reforma, como também noticiou o jornal. Com a “pensão para segurados especialmente de longa duração”, os trabalhadores podem reformar-se sem deduções após 45 anos de trabalho antes da idade normal de reforma.
No final de abril já existiam 2,2 milhões de utilizadores deste tipo de pensões. Dado que as pessoas afectadas trabalharam durante longas horas, as suas pensões são particularmente elevadas, foi dito. No final de 2022, os homens teriam recebido uma pensão líquida média de 1.728 (Leste: 1.431) euros, enquanto para as mulheres era de 1.293 (Leste: 1.362) euros. Os custos para isso são atualmente de 3,7 mil milhões de euros por mês, como também noticiou o “Bild”.
Aposentados mais cedo com “pensão aos 63”: o número de candidaturas está a aumentar significativamente
De acordo com um relatório de www.t-online.de, o número de pedidos de pensão sem deduções após 45 anos de trabalho aumentou significativamente nos primeiros nove meses de 2023. Segundo dados do Seguro de Pensões Alemão, já existiam 245.289 novos pedidos de “pensão aos 63” até ao final de setembro. Isto corresponde a um aumento de 16,8 por cento face ao mesmo período do ano passado e próximo do número total de 2015.
Impacto no mercado obrigacionista e no setor financeiro
O aumento significativo do número de pedidos de “pensão aos 63 anos” tem vários efeitos no mercado de pensões e no setor financeiro.
1. Despesas de pensões e custos de seguros
Este número crescente de pedidos de pensões está a conduzir a maiores despesas com pensões por parte do seguro de pensões alemão. Segundo o relatório, os custos mensais ascendem atualmente a 3,7 mil milhões de euros. Dado que as pessoas afectadas pagam frequentemente seguros de pensões há muitos anos, os montantes das suas pensões tendem a ser mais elevados. Em 2022, os homens receberam uma pensão líquida média de 1.728 euros e as mulheres receberam uma pensão líquida de 1.293 euros.
2. Estrutura etária no sistema de pensões
O aumento dos pedidos de pensões para “pensão aos 63 anos” também pode ser atribuído à geração baby boomer, que atinge agora cada vez mais a idade da reforma. Isto resulta numa mudança na estrutura etária do sistema de pensões e pode levar a um aumento da carga sobre o sistema de pensões. Espera-se que esta tendência continue nos próximos anos.
Conclusão
O número crescente de pedidos de “pensão aos 63 anos” mostra que cada vez mais pessoas aproveitam a oportunidade de se reformarem mais cedo e sem deduções. Isto pode levar a um aumento nas despesas com pensões e colocar pressão sobre o sistema de pensões. A estrutura etária do sistema de pensões mudará como resultado desta evolução. Resta saber como esta tendência continuará nos próximos anos e qual o impacto que terá no mercado e na indústria financeira.
Leia o artigo fonte em www.t-online.de