Licenças médicas de TI em 2023 significativamente menores do que em outros grupos profissionais – especialistas financeiros analisam os resultados
De acordo com um relatório de www.heise.de, as licenças por doença entre funcionários de TI e tecnologia de comunicação foram significativamente mais baixas em 2023 do que em outros grupos profissionais. Embora as licenças médicas gerais tenham aumentado para um recorde de 5,5%, os funcionários em empregos de TI faltaram em média apenas 13,4 dias por ano. As baixas taxas de doença nos empregos de TI podem dever-se a vários factores, incluindo a maior taxa de home office, que reduz o contacto pessoal e o risco de infecção. Além disso, a introdução do procedimento de notificação electrónica levou à transmissão automática dos relatórios de doença do consultório médico para a companhia de seguros de saúde e a uma redução associada no número de casos não notificados de casos de curta duração. A ascensão…

Licenças médicas de TI em 2023 significativamente menores do que em outros grupos profissionais – especialistas financeiros analisam os resultados
De acordo com um relatório de www.heise.de, as licenças por doença entre os trabalhadores das tecnologias de TI e comunicações foram significativamente mais baixas em 2023 do que noutros grupos profissionais. Embora as licenças médicas gerais tenham aumentado para um recorde de 5,5%, os funcionários em empregos de TI faltaram em média apenas 13,4 dias por ano.
As baixas taxas de doença nos empregos de TI podem dever-se a vários factores, incluindo a maior taxa de home office, que reduz o contacto pessoal e o risco de infecção. Além disso, a introdução do procedimento de notificação electrónica levou à transmissão automática dos relatórios de doença do consultório médico para a companhia de seguros de saúde e a uma redução associada no número de casos não notificados de casos de curta duração.
O aumento de doenças mentais e distúrbios musculoesqueléticos, como dores nas costas, levou a muitos dias de ausência no ano passado. As razões exactas pelas quais os empregos no sector das TI são mais favoráveis à saúde do que outras profissões não foram examinadas no inquérito DAK Gesundheit.
Como profissional de finanças, é importante reconhecer que taxas mais baixas de doenças em empregos de TI podem ter um impacto positivo na produtividade e no desempenho dos funcionários. Além disso, este fenómeno poderá levar as empresas a investirem mais na digitalização e digitalização dos locais de trabalho, a fim de aproveitarem as vantagens dos escritórios em casa e de modelos de trabalho mais flexíveis.
Estes dados também podem indicar que os custos de saúde para as empresas do setor de TI são mais baixos em comparação com outros setores, o que poderá ter implicações financeiras a longo prazo. Além disso, seria interessante analisar se estas baixas taxas de doença também têm impacto na retenção e satisfação dos funcionários na indústria de TI.
Leia o artigo fonte em www.heise.de